Esporte

Tiradentes se destaca na base do futsal roraimense em 2018

Em 2018, o Tiradentes disputou oito competições nas categorias de base pela Federação e conquistou cinco títulos, ficou com dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares.

O ano está chegando ao fim, no meio futebolístico é fim de temporada pra uns, para outros as férias já estão pela metade. Mas quem tem mesmo a que comemorar é o Tiradentes. O clube se destacou em 2018 nas competições de base do futsal roraimense com títulos, vices-campeonatos e terceiros lugares durante todo este período em competições realizadas pela FRFS (Federação Roraimense de Futebol de Salão) e em torneios paralelos. 

A temporada foi de dá inveja aos outros clubes filiados a Federação. Para se ter uma ideia da grandiosidade da conquista durante o ano, o inconfidente disputou oito competições da FRFS delas foi campeão em cinco: o Tiradentes ergueu a taça nas categorias Sub-12, Sub-9, Sub-13, Sub-11 e por último no Sub-8. Além de ficar com dois vices-campeonatos no Sub-20 e Sub-10.  A equipe encerrou ainda no terceiro lugar no Sub-7 e Sub-14

Fundado na década de 80, desde 2015 iniciou-se a parte do futsal, já que o clube é oriundo de futebol de campo. Com a nova gestão houve crescimento no desenvolvimento rubro-negro e que caminha em carreira solo.  

O Tiradentes hoje possui nove categorias de base e atende mais de 120 atletas oficialmente. Em 2019, os inconfidentes representarão o Estado em três competições nacionais. O nome de Roraima será representado pelo Tiradentes na Taça Brasil nas categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13, uma conquista e tanto, visto que grandes clubes do país participam.

O inconfidente já vê nos planos resgatar o Sub-15, após a punição, visto que seus garotos do Sub-14 avançam de categoria com boas chances de conquistas de título e como forma de disputar mais uma Taça Brasil.

“Estamos colhendo o que foi plantado em 2017”, afirma Igor

O Tiradentes tem se destacado nas competições da Federações e competições paralelas, mas a semente de todo o trabalho foi plantada em anos anteriores.

“Estamos colhendo o que foi plantado em 2017, e 2019 vai ser um ano ímpar pra nós”, Igor Rosas, vice-presidente do Clube. 

A afirmação do vice-mandatário se completa com a declaração do treinador de base da equipe, Mário Moura, pelo fato do clube não ter sede própria, o que contribuiria e tanto para resultados melhores. Mesmo com tal dificuldade, o time rubro-negro se sobressai nas disputas estaduais e ergue títulos.

“Não temos sede, ainda. Temos uma quadra emprestada da Escola Caranã, que é uma super parceira nossa. A manutenção da quadra quem cuida somos nós. Nosso local de trabalho e treinamento chama-se Escola Estadual Caranã”, disse comandante rubro-negro.

O vice-presidente falou de como o clube se matem em relação à estrutura e mantimentos: “A gente corre atrás dos nossos patrocinadores e parceiros. Por exemplo, precisamos de 30 bolas, mas vamos ver se conseguimos 20, o ideal seria 40, mas não deu. Nós trabalhamos no amor. Não cobramos nada no dinheiro, pelo contrário, nossa comissão técnica, o professor Mário muita das vezes tira do seu próprio bolso para suprir algumas necessidades como gelol, gelo, material de limpeza, enfim”, explicou Igor.

O sucesso da garotada do Tiradentes se aplica a didática e a filosofia que o clube emprega. A direção e comissão técnica rubro-negra aplicam a metodologia de saber separar a criança, adolescente e adulto. Segundo eles, para cada categoria há uma forma de dialogo e que devido o trabalho ser com categorias de base facilita suas atividades.

“A gente cuida como se fosse nosso filho, mas na hora de puxar as orelhas a gente não mede esforços pra chamar atenção. Em outras situações chamamos os pais. Mas a gente cuida e ensina”, declarou Mário.  

“Conquista de título é conseqüência. A gente sempre conversa, esperamos que todos sejam jogadores de futebol, mas se não der que sejam homens de bem, respeitadores. Principalmente com os familiares, porque com a gente da comissão técnica sempre houve e há. Lá não existe cobrança de dinheiro, nós cobramos disciplina e respeito”, completou Igor Rosas.

COMPETIÇÃO ADULTA – Segundo o treinador e vice-presidente, além do alto custo financeiro, o adulto não está nesse momento nos planos futuros. Para o vice-mandatário e também para o comandante inconfidente, as atividades com a garotada surtem mais efeito, pelo fato da obediência, disponibilidade de horário.

“Respeito!” Adjetivo rubro-negro na formação de atletas e cidadãos

Um time campeão não se faz somente dentro de quadra, das quatro linhas. Uma das características do Tiradentes é o respeito dentro e/ou fora de quadra.

 “A gente sempre lembra em todos os jogos, antes da oração, e peço aos jogadores: Não quero que reclame com juíz. Terminou o jogo, nossos atletas cumprimentam os adversários e o juiz”, declarou Igor Rosas.

“Nossa filosofia é formar ser humano. A gente sempre procura ensinar a saber ganhar e a perder, ser respeitoso. É muito fácil ensinar comemorar, e quando perde?”, completou.

Para o Tiradentes, não basta ser só campeão, tem que aprender ser cidadão e saber também querer grandiosidades, e já que ocupa parte do tempo no meio do futsal, o vice-presidente conta outra finalidade a qual vem lutando juntamente aos seus parceiros de caminhada: O desenvolvimento do futsal roraimense.

Um dos objetivos do clube segundo Igor Rosas, é fortalecer o futsal do Estado. “Não adiantar sermos campeões no Estado e quando formos para uma competição nacional a gente ver que não sabe nada. Nós temos futsal, falta um pouco mais de organização”, afirmou.

Para o vice-presidente, ainda falta reconhecimento para os clubes de base: “Não é porque estamos ganhando tudo na base. Nós representamos a base de futsal, queremos o melhor do futsal de Roraima”, completou.   

O Tiradentes organiza uma confraternização no próximo domingo, 23, com atletas e familiares onde no evento haverá as primeiras atividades para saber quem sai e continua em 2019 no clube rubro-negro.

Os inconfidentes encerram o ano com 23 troféus em suas estantes e já organiza uma peneira em janeiro para irem em busca de futura conquistas. A seletiva ainda não tem data definida.

COMISSÃO TÉCNICA – Treinadores de goleiros: Zaninha e Richely; Preparador Físico: Raimundo Café; Técnico Mário Moura; Presidente: Das Neves; Vice-presidente e coordenador de futsal: Igor Rosas.

PATROCÍNIOS: Lojas Perin; Haroldo Cathedral; Rebouças Água e Schin; InforPrint; Pontual Despachante; Dº Márcio Dorneles; Academia Trinity; T Modas; Restaurante Pricumã.

APOIO: Folha de Boa Vista; Escola Estadual Caranã; Pais dos Atletas.