Esporte

Morre Agenor Almeida, fundador de um dos clubes mais tradicionais de RR

Seu Agenor, como era conhecido, foi um dos últimos dirigentes do futebol roraimense a concorrer ao cargo de presidente da Federação Roraimense de Futebol frente a Zeca Xaud

Fundador do Grêmio Atlético Sampaio (GAS), o cearense Agenor de Souza Almeida, de 91 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (16), aos 91 anos, vítima de uma insuficiência renal.

Seu Agenor, como era conhecido no futebol roraimense, deixa duas filhas e dois netos. O corpo dele será velado no Centro Velatório Orsolu, no Centro de Boa Vista, das 10h30 às 16h30. O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição.

No dia 11 de junho de 1965, o militar do Exército Brasileiro fundou em Boa Vista o Grêmio Atlético Sampaio – o último nome é uma homenagem ao general Antonio de Sampaio, considerado o patrono da arma de Infantaria no Brasil.

Em 2005, na tentativa de quebrar a hegemonia de décadas sustentada por Zeca Xaud à frente da presidência da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Seu Agenor se candidatou ao cargo, mas acabou derrotado.

Há cinco anos, Seu Agenor não era mais visto publicamente e vivia acamado por problemas de saúde. Em 2018, entregou o cargo de presidente do GAS para o neto Jander Cavalcante, cuja gestão levou o clube de Boa Vista para Caracaraí.