ALTO ALEGRE

TRE gastará quase R$ 500 mil para promover eleição para prefeito 'tampão'

Custo estimado do pleito ficará ainda maior após os três candidatos apresentarem os custos de campanha no pleito de 28 de abril

Sede da 3ª Zona Eleitoral, em Alto Alegre (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Sede da 3ª Zona Eleitoral, em Alto Alegre (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) deve gastar o total de R$ 454.890,00 para realizar as eleições suplementares para a escolha do novo prefeito de Alto Alegre. Mais de 11,2 mil eleitores aptos vão escolher, em 28 de abril, o gestor que governará a cidade até 31 de dezembro de 2024.

LEIA MAIS

Na 3ª Zona Eleitoral, que abrange a jurisdição de Alto Alegre, 20 servidores diretos do TRE-RR estão escalados para trabalhar no pleito de abril. Haverá ainda mesários nomeados para atuar no dia das eleições. Para o evento, a Corte emprega pessoal, cartórios, veículos e urnas distribuídas em 14 locais de votação.

O pleito fica ainda mais caro se considerar os custos de campanha dos três candidatos: o empresário Gaúcho da Soja (União Brasil), o atual prefeito Valdenir Magrão (MDB) e o professor Wagner Nunes (Republicanos). Eles e seus vices têm até 8 de maio, dez dias após o pleito, para apresentar as prestações de contas à Justiça Eleitoral.

Gaúcho da Soja, Valdenir Magrão e Wagner Nunes, candidatos a prefeito de Alto Alegre (Fotos: Nilzete Franco/FolhaBV)

A eleição extra foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o prefeito Pedro Henrique Machado por distribuir 1 mil cestas básicas em 2020, ano eleitoral marcado pela pandemia da Covid-19. Machado ainda responde a um processo na Justiça Federal por fraude licitatória no qual chegou a ser preso pela Polícia Federal (PF), e na Justiça de Roraima por superfaturamento de combustíveis.

Ainda não há uma estimativa sobre quanto vai custar o primeiro turno das eleições municipais de Alto Alegre marcadas para 6 de outubro, em que não somente os 11,7 mil eleitores alto-alegrenses, mas os 156,6 milhões de brasileiros poderão ir às urnas escolher vereadores e prefeitos para mandato de quatro anos.