Política

Prefeito diz que denúncia no TCE foi perseguição política

A afirmação de Jairo Ribeiro ocorre após o órgão notificar o município por transferência irregular de recursos do Fundeb

Conforme adiantamos mais cedo, o Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) referendou decisão cautelar contra a Prefeitura de Iracema por transferência irregular de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) feita pela Prefeitura do Município de Iracema. A denúncia foi oferecida pelo partido Patriota.

Em entrevista ao Grupo Folha BV na tarde desta quarta-feira, dia 31, o prefeito do município, Jairo Ribeiro (MDB) disse que vai aguardar a convocação do TCE para apresentação de defesa. Entretanto, ele classificou a denúncia como mais uma tentativa clara de perseguição política contra a sua gestão.

“Minha equipe contábil está fazendo todo o levantamento para apresentar ao tribunal, a partir do momento que o órgão me notificar para apresentar a defesa, farei isso. Estou tranquilo em relação às movimentações nas contas do Fundeb e essa questão vai ser esclarecida, porque estão todas contabilizadas. O Dr. Francisco não entende nada de administração pública, e aí me vem pregar essas inverdades. Entendo que é um direito dele, que ele apresentou a denúncia, o tribunal fez o trabalho dele e vou apresentar minhas justificativas quando chegar o momento”, destacou.

O nome “Dr. Francisco”, citada pelo prefeito na reportagem, refere-se ao delegado Francisco Araújo, que disputou a eleição para prefeito do município em 2016. Ele é filiado ao Patriota, partido que originou a denúncia.

O delegado também ficou a frente daquele Executivo por três meses, em razão de a Justiça Eleitoral ter impugnado os votos obtidos por Ribeiro. Ele acabou sendo novamente reconduzido ao cargo após apreciação de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

À FolhaWeb, Araújo rebateu as insinuações do prefeito, ressaltando que todas as provas encaminhadas dão a dimensão das irregularidades que estavam sendo praticadas pela atual gestão.

“Nós realizamos todos os procedimentos dentro da legalidade. Nós temos provas das transferências feitas por ele nas contas do Fundeb. Essa alegação de perseguição política é totalmente infundada e ele sabe disso”, completou.

VEJA MAIS

 Prefeito e secretário de Iracema são intimados por transferências