AGENDA DA SEMANA

Denarium está "mais preocupado em ser pop star do que líder político" diz Soldado Sampaio

Deputado explicou motivações que levaram ao rompimento político com o governador.

Denarium está "mais preocupado em ser pop star do que líder político" diz Soldado Sampaio

O programa Agenda da Semana deste domingo (28) recebeu o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos) , que falou sobre a atual conjuntura do Estado e o seu recente rompimento com a base do governador Antonio Denarium (Progressistas).

De acordo com Sampaio, o rompimento com a base política de Antonio Denarium se deu pela falta de diálogo e distanciamento da tomada de decisões em conjunto com aliados. Ele afirma que o governador está mais preocupado com sua popularidade do que, de fato, ser um líder político.

“Já vinha se construindo há algum tempo uma insatisfação da minha parte com relação aos rumos que o governo vinha tomando. Me aproximei dele em 2018, no segundo turno, quando ajudamos ele a consolidar a sua vantagem eleitoral contra o ex-governador, José de Anchieta (…) Após a reeleição do governador Antonio Denarium, eu me senti descontente com alguns posicionamentos, em especial, pela falta de diálogo (…) Isso mudou radicalmente e eu senti um certo narcisismo na pessoa do governador, chamando pra si as decisões, sem respeitar seus aliados. Eu cheguei a conversar com ele sobre isso, mas não obtive sucesso. Isso foi nos preocupando como aliados políticos e vinham as cobranças da sociedade e quando se falava em tomar providências, a gente sentia que não tinha boa vontade. A exemplo da sáude, um problema de longa data… A falta de diálogo foi muito grande, a ponto de dissolver o Conselho Estadual de Saúde (…) Na agricultura não foi diferente (…) O governador tinha uma resistência à criação do Iaterr, foi um trabalho meu e da deputada Aurelina e me preocupa a condução hoje do Iaterr, o desvirtuamento. Todo esse movimento foi criando um descontentamento da minha parte e o governador, muito bem conduzido por um marketeiro, se transformou em um pop star. Ele se preocupa muito mais em ser um pop star e do meu ponto de vista é um equívoco (…) Vejo ele como alguem bom para redes sociais, foto, levantar o dedinho e fazer o 11, do que uma liderança política de fato”

O deputado também comentou o processo de eleição de Simone Denarium para o Conselho do Tribunal de Contras do Estado de Roraima (TCE-RR). De acordo com ele, apesar do apoio inicial ao deputado Jorge Everton, após o lançamento da primeira-dama, ele conduziu normalmente o processo.

“A escolha do TCE-RR se deu muito mais por um processo de reeleição do candidato Regis, da Universidade. E ao se habilitar, começou a ter um desgastes. por ele não ser da politica, houve esse ataque. Aí se apresentou o Jorge Everton que é politicamente agressivo e se posiciona com muita franqueza. Em certos momentos construirmos uma maioria apertada e durante o intervalo, aí houve o lançamento da primeira-dama. Eu disse que não era bom, mas tive o maior cuidado na condução e os deputados fizeram as suas escolhas”

Soldado Sampaio aponta que Denarium teve atitudes narcisistas a partir do segundo mandato (Foto: José Magno/FolhaBV)

“Nesse rompimento político, eu ajudo muito mais o estado. Quem sabe até ajudo mais o governador a abrir os olhos e levantar a cabeça para conduzir o estado da melhor forma. Na questão da saúde (…) denúncias de grilagens. Discutimos até uma abertura de CPI sobre isso, vamos fazer uma audiência publica; A questão do Iaterr, que tem o programa de grãos, escolher melhor o que será plantado, nas áreas indígenas e na agricultura familiar também (…)”

O deputado fez o contraponto entre a época da pandemia que, na medida que trouxe mazelas para o Estado, possibilitou que muitas dívidas fossem postergadas, gerando a demanda reprimida em diversos setores da máquina pública. As obras em andamento, necessidade de realização de concursos, reajustes de salários e outros investimentos geraram a necessidade de um empréstimo, de R$ 805 milhões, solicitado pelo Executivo, aprovado pela Alerr em outubro de 2023 e que aguarda aval do Tesouro nacional. De acordo com o deputado, inobstante a obtenção do crédito, tais demandas eventualmente chegarão á Assembleia. Ele coloca sua visão sobre o que pode beneficiar a situação financeira do Estado.

“Estamos ultrapassando os 400 milhões de arrecadação em excesso, que é o suficiente superar o deficit orçamentário. Mas existe uma demanda reprimida muito grande, seja pelo aumento no efetivo em áreas como a Saúde, reajuste em salários, em especial da Polícia Militar (…) Naturalmente essas demandas vão bater na porta da Assembleia (…) Vemos que o país está crescendo economicamente, o que aumenta a participação de Roraima no FPE. Também é preciso se aproximar do Governo Federal fortalecer a relação comercial entre o Brasil e a Venezuela, independente de ideologia, a exemplo da China que é um país comunista que possui relações comerciais com o mundo todo”

Sobre o processo de cassação do governador Antonio Denarium e a possibilidade da realização de uma eleição suplementar, Sampaio, que assum

“É um assunto delicado a ser tratado. Meu planejamento de vida é terminar meu mandato como deputado estadual e presidente da assembleia. O que eu sempre tracei com muita clareza com os aliados era minha pretensão de compor na qualidade de vice-governador a chapa de Edilson Damião (…) Entendo que a sociedade escolheu o governador. Se houve abuso da máquina, não cabe a mim julgar, cabe à justiça (…) Torço para que ele possa terminar o mandato e que daqui a 2 anos possamos disputar o pleito, como aliados ou adversários, isso vai ser construído posteriormente (…)”

Ouça a entrevista completa