Parabólica

Para Sampaio, Denarium tem agido como narcisista na condução de Roraima

Presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Foto: Márcio Magalhães/ALE-RR)
Presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Foto: Márcio Magalhães/ALE-RR)

Bom dia,

BONFIM 1

Desde o final de março já havíamos comentado cá na Parabólica sobre as licitações feitas a toque de caixa para a realização da trigésima segunda edição do Festejo de Bonfim. Os pregões presenciais foram realizados no início de abril, para a festa que aconteceu nos dias 19 e 20. Uma semana depois da festa, a Polícia Federal divulga imagens da apreensão de em torno de R$ 500 mil supostamente para pagar propina.

BONFIM 2

“Estava escrito nas estrelas” que algo estava errado. Teve empresa onde o ramo principal era padaria contratada para fazer a revitalização do parque de exposições, um pequeno mercado  para comprar o material de ornamentação e limpeza e a produtora do evento foi uma loja de material de construção. Mais de R$ 3 milhões de custos. O funcionario responsável pelos processos em tempo recorde, foi preso no banco, acompanhando o saque da grana.

MODUS OPERANDI

Quem teve a oportunidade de ler o auto de prisão em flagrante dos servidores da Prefeitura de Bonfim e do empresário envolvido no flagrante da Polícia Federal, não se surpreendeu com o fato. Faz muito tempo que a Parabólica divulga a contratação de empresas para o fornecimento de bens e serviços para as prefeituras do interior, cujo objeto do contrato social passa muito longe do objeto contratado.

COMENTÁRIOS

E falando na repercussão do caso ocorrido em Bonfim, leitores mais atentos apontaram que moradores de pelo menos outros dois municípios comentaram, sem nenhuma reserva, ocorrências semelhantes na realização de grandes eventos em suas regiões. Dinheiro correndo solto em festas públicas, somado a prestações de contas com esses gastos feitas sem nenhum rigor e nenhuma ingerência de órgãos de controle. Só podia dar nisso!

ANÁLISE

Pouco mais de um mês após o anúncio público de rompimento político entre o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) e o governador Antônio Denarium (PP), o parlamentar deu uma entrevista de quase duas horas no programa Agenda da Semana, na rádio Folha 100.3, fazendo uma análise sobre o novo cenário político e as consequências dessa decisão.

NARCISISMO

Dentre outras coisas, Sampaio voltou a afirmar que Denarium tem agido como um narcisista na condução do Estado, tomando decisões e atitudes sem ouvir qualquer aliado, sem diálogo com categorias ou segmentos da sociedade, e que essa insatisfação, que não seria recente, motivou seu afastamento definitivo. Pelo que deu a entender, não há possibilidade de uma volta atrás no posicionamento, ao menos não da parte dele.

POPSTAR

Por várias vezes, Sampaio chamou Denarium de popstar, uma imagem, conforme ele, criada pelo marketeiro do governador, que fez essa construção, sobretudo em redes sociais, com esse foco. Segundo o deputado, essa postura foi equivocada e prejudicou a habilitação de Denarium como uma liderança política. “É bom de foto, de levantar o dedinho do 11, mais do que como uma liderança política”, resumiu.

PLANO B

Pelo tom da entrevista de Sampaio e juntando as pontas, a pré-candidatura da deputada Catarina Guerra (União Brasil) para ter sido inviabilizada. Embora reconheça o potencial político da parlamentar, admitiu que o Republicanos estuda outra possibilidade, que passaria pelos deputados Marcos Jorge e Tayla Peres, uma vez que não vai apostar suas fichas em uma candidatura frágil, com nome que não terá o aval do diretório regional da própria sigla.

CONVERSAS

Para acabar com suposições e boatos, o presidente da Assembleia Legislativa também deixou bem claro que manteve conversas com o deputado federal Antônio Nicoletti (União Brasil) e o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Machado (MDB), por quem demonstrou bastante simpatia, chegando inclusive a elogiar a gestão e a admitir seu voto no segundo turno das últimas eleições. Ele também revelou intenção de diálogo com o ex-deputado federal Édio Lopes, hoje presidente regional do Solidariedade.

CPI

Outra dica de ouro dada por Soldado Sampaio ao governo do estado foi o prenúncio de que pelo menos uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) poderá ser aberta em breve, a que vai investigar denúncias de suposta grilagem de terra, pelo que ele disse, nas regiões Sul e Norte de Roraima. Alguns pedidos de informação feitos por deputados estaduais já tramitam naquela casa, ensejando uma resposta à altura. Está registrado!

CASSAÇÃO

Sobre uma mudança de cenário com a confirmação da cassação do governador e uma possível candidatura ao cargo, em eleição suplementar, Soldado Sampaio frisou que seu plano, atualmente, é concluir o mandato como deputado estadual e presidente do Poder Legislativo, mas admitiu o sonho de ascender ao Executivo, inclusive já externado para o grupo em negociações para ser o vice de Edilson Damião (Republicanos), em uma futura candidatura ao governo estadual em 2026.

REGISTRO

O ouvinte de carteirinha do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha, Márcio Boa Ventura, mandou mensagem pedindo que fosse registrado cá na Coluna, o nascimento de seu primeiro neto, Ravi Lucas, chamado carinhosamente por ele como guerreiro do lavrado, príncipe do Monte Roraima. Seja bem-vindo ao mundo, Ravi!

CAIO

A Coluna registra com pesar o falecimento precoce do advogado Caio Roberto Ferreira Vasconcelos, morto aos 35 anos, em acidente automobilístico ocorrido no último sábado na região do Urubuzinho. Caio era filho do economista Paulo Roberto Oliveira Vasconcelos, falecido há pouco mais de um ano, e de Nana Ferreira Vasconcelos; e deixa viúva Marcela Nogueira Vasconcelos, além de dois filhinhos gêmeos com pouco mais de dois anos. Era um advogado competente e muito querido por parentes, amigos e colegas de profissão, que lotaram o auditório da OAB-RR, da qual era conselheiro, para lhes prestar homenagem. Nossa solidariedade aos familiares.