NOTA DE REPÚDIO

Moradores cobram convocação de aprovados no concurso da GCM em Baliza

Prefeitura do município afirma que o concurso se encontra em andamento, com previsão de realização do curso de formação para o mês de maio

Entrada do município de São João da Baliza (Foto: Secom-RR)
Entrada do município de São João da Baliza (Foto: Secom-RR)

Moradores de São João da Baliza procuraram a FolhaBV para reclamar que a prefeitura do município ainda não convocou os aprovados no concurso público, realizado no ano passado, para os cargos da Guarda Civil municipal. O concurso foi uma recomendação do Ministério Público de Roraima (MPRR), após a prefeitura remanejar vigias para os cargos na GCM.

Cerca de 30 moradores assinaram uma Nota de Repúdio que afirma a não convocação de 28 candidatos aprovados no concurso público de 2023, além de afirmarem que a prefeitura ignorou a recomendação do MP. Dentre os aprovados nos cargos, nove são para o sexo feminino e dezenove para o masculino.

“Esta ação irresponsável e arbitrária compromete gravemente a segurança de nossos cidadãos, colocando em risco a integridade de todos. A transferência dos guardas patrimoniais para o devido cargo de vigia e chame os candidatos que passaram no concurso, profissionais treinados e dedicados à vigilância, para a Guarda Municipal, cujas atribuições e treinamento são distintos. Colocar vigias sem capacitaçao e que não estao amparados na lei 13022, é um ato que denota total desprezo pela segurança pública e pelo interesse da população”, diz trecho da Nota de Repúdio.

A reportagem procurou a Prefeitura de São João da Baliza, que se posicionou com a seguinte nota.

A Prefeitura Municipal de São João da Baliza informa que desconhece a divulgação de nota de repúdio por parte de moradores, bem como não há nenhuma solicitação junto à Ouvidoria Municipal neste sentido. Informa ainda que é falsa a informação que houve contratação de vigias para a Guarda Municipal. Com relação ao concurso público, o mesmo encontra-se em andamento, com a previsão de realização do curso de formação para o mês de maio.

Prefeitura de São João da Baliza