ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Professor Wagner Nunes é eleito prefeito de Alto Alegre

Conheça a história do candidato eleito e suas propostas para o mandato "tampão" de apenas sete meses na cidade do Norte de Roraima

Prefeito eleito de Alto Alegre, Wagner Nunes, comemora vitória com apoiadores (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Prefeito eleito de Alto Alegre, Wagner Nunes, comemora vitória com apoiadores (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O professor Wagner Nunes (Republicanos), de 46 anos, foi eleito neste domingo (28) como prefeito de Alto Alegre (RR) até 31 de dezembro de 2024. Com 100% das urnas apuradas às 18h37, o político apoiado pelo governador Antonio Denarium (Progressistas) recebeu 53,60% dos votos (4.702) nas eleições suplementares convocadas devido à cassação de Pedro Henrique Machado.

Ele derrotou o prefeito interino Valdenir Magrão (MDB), apoiado pelo ex-prefeito cassado, o qual obteve 46,40% dos votos (4.070). Seu vice eleito é o servidor público estadual Max Queiroz Silva, o Irmão Max (Progressistas), de 43 anos. A chapa será diplomada oficialmente até 31 de maio.

“Quero agradecer ao povo de Alto Alegre, a todos que se empenharam nesta campanha. Estou muito feliz e agora vou trabalhar pelo Alto Alegre”, declarou o vencedor.

Quem é Wagner Nunes?

Prefeito eleito de Alto Alegre, Wagner Nunes, comemora vitória com apoiadores (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Wagner de Oliveira Nunes nasceu em 24 de maio de 1977, na cidade de Governador Valadares (MG). É filho de Sebastião Osorio de Oliveira e Eni Nunes de Oliveira, e tem 14 irmãos. Sua família tem ligação com a Agricultura e mora há mais de 30 anos em Alto Alegre.

Foi secretário municipal de Ação Social e de Meio Ambiente e Turismo, além de chefe de gabinete da Prefeitura do Município. Wagner Nunes disse ter recebido a “bênção” dos pais para entrar na política e “aproveitar a oportunidade de transformar Alto Alegre num Município forte e desenvolvido”.

Ele já disputou cinco eleições, tendo sido eleito uma vez como vereador da cidade para mandato de 2009 a 2013. Em 2020, concorreu para prefeito, recebeu 34,27% dos votos, mas acabou em segundo lugar na disputa vencida por Pedro Henrique Machado (45,68%).

Atualmente, ele é professor de Ensino Fundamental na rede estadual de ensino, produtor rural e está terminando o curso de Engenharia Civil. É casado há 19 anos e tem um filho. À Justiça Eleitoral, ele declarou possuir um imóvel residencial de R$ 300 mil.

Propostas

As propostas de Wagner Nunes para Administração, Planejamento e Finanças incluem a atualização do Estatuto do Servidor, dos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCRs) da Educação e da Saúde, a implantação do PCCR da Administração e a redução de cargos de livre nomeação.

Na Educação, ele quer implantar novas creches, aumentar e adequar escolas e creches municipais, e conceder assistência médica, odontológica, fonoaudiológica, psicológica e nutricional para os alunos da rede municipal, além de aprimorar a frota do transporte escolar. Seu plano também inclui a política de valorização profissional através da atualização anual do piso salarial nacional e do PCCR.

Na Saúde, ele pretende ampliar o horário de atendimento nas unidades municipais e o número de especialidades ofertadas na rede pública. Nunes quer criar sistema de atendimento de médicos especialistas em áreas diversas e levar atendimento médico semanal a todo o Município. Outra proposta é implantar o Centro de Atendimento aos dependentes de álcool e drogas.

Na Infraestrutura, o novo prefeito pretende adquirir caminhão coletor e compactador de lixo e equipamento para limpeza de ruas, além de concluir todas as obras em andamento na cidade, construir novas praças, criar equipe de jardinagem e eliminar pontos escuros do Município, além de estimular e incentivar o paisagismo nas propriedades urbanas e rurais. Ele ainda pretende melhorar as estradas da zona rural e ampliar a rede de saneamento básico.

Para o Meio Ambiente e o Turismo, ele quer ampliar o controle da poluição, incentivar produtores rurais a conservar o meio ambiente, construir um aterro sanitário, apoiar eventos sociais e culturais e divulgar as potencialidades turísticas do Município a nível estadual e nacional.

Na Assistência Social, Wagner Nunes quer ampliar o atendimento do Cras (Centro de Referência e Assistência Social), instituir o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), apoiar o Conselho Tutelar e projetos sociais de geração de emprego e renda às famílias de baixa renda. O prefeito eleito promete ainda buscar recursos federais para reformas e construção de unidades habitacionais, de casas para quem já possui o lote e de residências populares. Ele também planeja criar e reestruturar programas sociais voltados para adolescentes, jovens e idosos.

Na Agricultura e Pecuária, Wagner Nunes quer apoiar a assistência técnica e extensão rural aos pequenos e médios produtores, adquirir caminhão para perfurar novos poços artesianos, comprar tratores e implementos agrícolas e criar feira livre. Ele também promete cursos de capacitação para agricultores rurais e pecuaristas, incentivar a implantação de novas culturas e melhorar as vicinais da zona rural.

Na área cultural, há propostas para apoio e incentivo aos artesões e grupos folclóricos, construção da Casa da Cultura de Alto Alegre, e criação de calendários de eventos e datas comemorativas para o Município, além de promoção de feiras e exposições de produtos artesanais, industriais e agrícolas nas festas municipais, e a realização de feiras populares e festas na cidade.

No Esporte, o novo prefeito promete reformar quadras, construir quadras cobertas nas comunidades sem ginásio de esportivo, dar suporte às escolinhas de treinamento esportivo, melhorar o estádio municipal e campos de futebol, além de promover campeonatos de modalidades diversas, e viabilizar a participação de atletas locais em competições municipais, regionais e estaduais. Na área de Lazer, Wagner Nunes promete, por exemplo, fomentar o lazer saudável para todas as idades e ocupar os espaços públicos para o lazer saudável e lúdico para as crianças.