Política

PL prevê exclusão da cobrança de taxas sobre ligações clandestinas

De autoria do deputado Édio Lopes (PR), a proposta vai passar por três comissões, devendo ter análises concluídas até o final do ano

PL prevê exclusão da cobrança de taxas sobre ligações clandestinas PL prevê exclusão da cobrança de taxas sobre ligações clandestinas PL prevê exclusão da cobrança de taxas sobre ligações clandestinas PL prevê exclusão da cobrança de taxas sobre ligações clandestinas

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, de ontem, 14, o deputado federal Édio Lopes (PR) ressaltou a importância do projeto que prevê a exclusão da base de cálculo das contas de energia elétrica da cobrança pela previsão de ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gato”, e de inadimplência de consumidores. A matéria também propõe limitar em 5% as compensações de perda técnica e não técnica na transmissão de energia elétrica no País.

Conforme o parlamentar, o projeto encontra-se em tramitação na primeira comissão da Câmara, a de Minas e Energia, tendo ainda mais duas pela frente. Sendo aprovada, a matéria deverá entrar em vigor no país somente após 90 dias após a data de sua publicação.

Segundo o deputado, a medida foi criada após minuciosa análise de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre a composição de itens preconizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que formam a base de cálculo das contas de luz. Somente levando em consideração as perdas técnicas, atualmente em torno de 14%, o Brasil apresenta desproporcionalidade percentual comparado a outros países como Coréia do Sul (3,2%), Japão (4,1%), Espanha (3,9%) e Canadá (3,5%).     

“A média nacional que o consumidor paga na sua conta de luz, acima do que ele consumiu, é em média 28%, podendo chegar a 40% em alguns estados, como é o caso do Amazonas. Fora isso, o brasileiro paga em média, 17% pelas perdas não técnicas, que ai entra o furto de energia e a não quitação de débito de um cidadão. Temos também a cobrança de perdas técnicas, que é a energia que se perde durante o processo de transmissão e distribuição, que hoje está em torno de 14%. Ou seja, são percentuais inaceitáveis para um país civilizado como o nosso”, destacou.

Segundo a Aneel, os furtos de energia elétrica são responsáveis por causar um prejuízo anual de aproximadamente R$ 5 milhões aos cofres públicos, enquanto os prejuízos com as perdas na distribuição apresentam percentual anual de 17%, conforme dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). Para o deputado, o simples fato desses valores serem acrescidos nas contas faz com que as concessionárias não se empenhem em suprir as demandas relacionadas a esses problemas, penalizando o consumidor da pior forma.  

REFORMAS DE TEMER – Sobre as reformas Trabalhista e da Previdência Social, propostas pelo presidente Michel Temer (PMDB), Édio Lopes defendeu ser a favor de mudanças que favoreçam o país economicamente, no entanto, sem retirar benefícios dos trabalhadores.

“É necessário sim fazer modificações e explicá-las de forma correta ao trabalhador. Digo isso porque comenta-se em retirada de privilégios, mas o maior levante de pessoas que são contra essas mudanças advêm dos sindicatos. O grande problema nessa questão foi que a Câmara dos Deputados resolveu inserir dentro da reforma a não obrigatoriedade da contribuição sindical, que pode passar a ser opcional, como é feito no mundo inteiro”, comentou.

“Só para você ter uma ideia, enquanto a Inglaterra tem 80 sindicatos, a Argentina tem 89 e Estados Unidos 130, o Brasil tem 16.517 sindicatos. Esse é uma informação do dia 30 de março passado, do site da instituição que representa as entidades sindicais no país. Então, há uma movimentação toda nesse sentido, e há que se dizer que as principais entidades sindicais ficaram dentro da Câmara dos Deputados até a meia-noite daquele dia que votamos a Reforma Trabalhista, tentando negociar com as lideranças do Congresso a retirada desse artigo. Qual era a compensação? A desmobilização do dia 28”, concluiu Lopes.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.