Política

Governo confia em consórcio para investir em valoração da Amazônia

A expectativa do Governo de Roraima, após participação da Conferência da ONU sobre o Clima (COP 25), é de que investidores internacionais possam auxiliar o desenvolvimento do Estado, em especial por conta da atuação do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal.

A informação foi prestada pelo secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emerson Baú, e o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ionilson Sampaio durante entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM, no domingo, 15.

Os representantes estiveram presentes na reunião em Madri, na Espanha, onde apresentaram as demandas do Estado e as ações elaboradas pela gestão na área da produção e preservação. Um dos destaques foi a dificuldade de diálogo com os governos de países já desenvolvidos que defendem que os países e os estados da Amazônia pratiquem a preservação, explica o secretário.

“Deixamos claro que precisamos encontrar uma maneira de encontrar essa valoração e nos compensar por isso. O fato de preservarmos o ambiente não significa que vamos deixar a população em Roraima sem perspectiva de crescimento. A gente precisa de dinheiro. Os países ricos apenas ficam apontando dedo, mas não dizem como vão nos remunerar enquanto isso”, completou o titular da Femarh. 

Apesar da dificuldade de entendimento entre as partes, o secretário de Agricultura reforçou que há algumas alternativas, entre elas o Fundo Amazônia e o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal nas tratativas com instituições privadas.

“Acho difícil a gente conseguir no curto e médio prazo receber recursos de países. Onde nós temos possibilidades é através de instituições parceiras. Dar vantagens para empresas. Garantia de uso de um selo verde, de publicidade. Dar prioridade na licitação. Não acredito no repasse dos recursos. Acho difícil Roraima acessar com esses grupos. A nossa estratégia foi de trabalhar parcerias junto a outras instituições. O Consórcio tem uma equipe que está trabalhando para captar recursos”, declarou Emerson.

Outro ponto levantado pelo secretário é o lançamento do Plano Agroambiental Roraima 2030, apresentado na COP 25 e que deverá ser apresentado pela gestão estadual no ano que vem.

“Vamos lançar no início de 2020 um plano que consiga integrar produção e sustentabilidade. Que consiga gerar preservação ao meio ambiente, melhoria do aspecto produtivo e também consiga trabalhar a questão dos ativos ambientais, no caso, do extrativismo. O Governo está buscando essa possibilidade de conseguir recursos para implantar esse modelo, aliando produção e sustentabilidade”, declarou.

COP 25 – Membros do Governo do Estado estiveram presentes na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima (COP 25) em Madri, na Espanha, onde foram discutidas as mudanças climáticas e formas de aliar o desenvolvimento dos países com a preservação do meio ambiente. (P.C.)