ELEIÇÕES 2024

Boa Vista começa ano com sete pré-candidatos à prefeitura; veja perfis

Reportagem reúne breves informações curriculares de cada pré-candidato. Pleito deste ano será nos dias 6 e 27 de outubro

Acima: Arthur Henrique, Catarina Guerra e Soldado Sampaio, Nicoletti; abaixo: Frutuoso Lins, Gustavo Hugo e Ozéas Colares (Fotos: Câmara dos Deputados, SupCom ALE-RR, Semuc, arquivos pessoais e José Magno/FolhaBV)
Acima: Arthur Henrique, Catarina Guerra e Soldado Sampaio, Nicoletti; abaixo: Frutuoso Lins, Gustavo Hugo e Ozéas Colares (Fotos: Câmara dos Deputados, SupCom ALE-RR, Semuc, arquivos pessoais e José Magno/FolhaBV)

Boa Vista começa o ano com sete pré-candidatos à Prefeitura nas eleições de 2024: o prefeito Arthur Henrique (MDB), os deputados estaduais Catarina Guerra (União Brasil) e Soldado Sampaio (Republicanos), o deputado federal Nicoletti (União Brasil), o ex-vice-governador Frutuoso Lins (PL), o advogado Gustavo Hugo (Rede) e o auditor fiscal de tributos estaduais Ozeas Colares (Novo). Neste ano, o pleito será nos dias 6 (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno). Confira a seguir o breve perfil de cada um.

Arthur Henrique

O prefeito Arthur Henrique durante discurso no Palácio do Planalto (Foto: Reprodução)

Arthur Henrique Brandão Machado nasceu em 19 de agosto de 1981, em Boa Vista. Construiu sua carreira profissional em duas grandes multinacionais da área de tecnologia: Siemens e Capgemin. Ele iniciou no serviço público municipal em 2013, na Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital, onde ficou até abril de 2019. Em 2016, foi eleito vice-prefeito na coligação liderada por Teresa Surita. Em 2019, virou secretário municipal de Educação e Cultura. Está em seu primeiro mandato de prefeito de Boa Vista e tem apoio do MDB, da ex-prefeita e do ex-senador Romero Jucá. Em 2023, Arthur Henrique foi o chefe do Executivo mais bem avaliado das capitais brasileiras.

Catarina Guerra

A presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra, fez um balanço das atividades em 2023 (Nonato Sousa/ SupCom ALE-RR)

Catarina de Lima Guerra da Silva nasceu em 28 de janeiro de 1986, em Boa Vista. É filha de Chico Guerra, ex-deputado estadual constituinte e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima. Formada em Direito, a advogada está em seu segundo mandato como deputada estadual. Na Casa, foi a terceira-secretária da mesa diretora e presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. Atualmente, integra cinco comissões, sendo presidente do colegiado de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle. Também preside a Escolegis. Integra o grupo político do governador Antonio Denarium (Progressistas).

Frutuoso Lins

Frutuoso Lins foi vice-governador (Foto: Arquivo/Folha)

Frutuoso Lins Cavalcante Neto nasceu em 27 de junho de 1968, em Crataús (CE). É formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Ginecologia Obstetrícia. Foi secretário municipal de Saúde em Petrolina e Bezerros. Mora em Boa Vista desde 2006. Foi diretor da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth e coordenador-geral da urgência e emergência da unidade. É médico mastologista estadual efetivo. Foi vice-governador de 2019 a 2022. Ainda no primeiro ano de mandato, ele rompeu com o governador Antonio Denarium após divergências com o político. Tem a pré-candidatura a prefeito apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Gustavo Hugo

O advogado do partido Rede, Gustavo Hugo, autor de ação (Foto: Divulgação)

Gustavo Hugo Sousa de Andrade nasceu em 17 de junho de 1991, em Itaituba (PA). Ele mora em Boa Vista desde os 13 anos e começou sua militância política ainda na adolescência, quando liderou o grêmio da escola estadual Ana Libória. Formado em Letras e em Direito, mestre em Antropologia do Direito e especialista em Direito Público, ele já foi professor da rede estadual de ensino e em cursos preparatórios para concursos públicos. É ainda procurador do TJD-RR (Tribunal de Justiça Desportiva). Tem experiência cultural e dedicação ao serviço comunitário e também possui experiência como ator. Também é atleta faixa preta de artes marciais como o karatê. O ex-presidente estadual da Rede Sustentabilidade pode ter candidatura independente.

Nicoletti

O deputado federal Nicoletti na tribuna do Senado Federal (Foto: Ascom Parlamentar)

Antônio Carlos Nicoletti nasceu em 21 de julho de 1981, em Ijuí (RS), onde trabalhou como técnico mecânico e se formou pela Escola Técnica 25 de Julho. Foi terceiro-sargento de artilharia do Exército Brasileiro, tendo sido transferido para Boa Vista em 2001. Em 2011, se formou em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Virou policial rodoviário federal em 2013. Está em seu segundo mandato como deputado federal. Em 2023, Nicoletti foi eleito o terceiro melhor parlamentar da região Norte. Integra o grupo do Governo Denarium e busca o apoio do PL de Bolsonaro.

Ozeas Colares

Auditor Ozeas Colares (Foto: Divulgação)

Ozeas Costa Colares Junior nasceu no dia 13 de março de 1978, em Manaus. Formado em Direito e Contabilidade, com especialização em Direito Tributário, Colares é auditor fiscal de tributos estaduais, professor universitário e empreendedor junto com a esposa. Ele vive em Roraima há duas décadas e disputou as eleições de 2010 (deputado estadual) e de 2022 (Senado), mas não conseguiu se eleger. Sua pré-candidatura é independente.

Soldado Sampaio

O deputado estadual Soldado Sampaio nesta sexta-feira (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Francisco dos Santos Sampaio nasceu em 12 de maio de 1976, em Pedreiras (MA). Foi policial militar e encabeçou a luta pela categoria por meio da Associação de Policiais e Bombeiros Militares (APBM). Está em seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual e em sua segunda gestão como presidente da ALE-RR. Sua gestão é marcada por ações em benefício do servidor público e medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19. O parlamentar integra o grupo de Denarium.