ELEIÇÕES

Federação Psol-Rede deve apostar em advogado para a Prefeitura de Boa Vista em 2024

Presidente estadual da aliança também confirmou que os partidos devem disputar prefeituras de outros três municípios e vagas em câmaras de sete cidades

O advogado e político Gustavo Hugo, presidente estadual da federação Psol-Rede (Foto: Arquivo pessoal)
O advogado e político Gustavo Hugo, presidente estadual da federação Psol-Rede (Foto: Arquivo pessoal)

O advogado Gustavo Hugo Sousa de Andrade, de 32 anos, deve ser o nome da federação Psol-Rede para disputar a Prefeitura de Boa Vista em 2024. A aliança partidária presidida por ele vai concorrer ao pleito na capital de Roraima após a Rede quase ir para o segundo turno em 2020.

Na ocasião, o ex-vereador Linoberg Almeida, quando filiado ao partido, recebeu 15.775 votos, 960 a menos que o segundo colocado, o ex-deputado Ottaci. Com isso, o advogado acredita que a federação tem “amplas possibilidades” de brigar pelo segundo turno.

“Por detalhe não fomos [ao segundo turno]. É dar continuidade a esse trabalho que nós estamos executando e mantermos a nossa candidatura majoritária pra Prefeitura”, avaliou.

Quem é Gustavo Hugo

O político nasceu em Itaituba (PA) e mora em Boa Vista desde os 13 anos. Na capital de Roraima, cresceu no bairro Pintolândia. Ele diz que sua vida política começou ainda na adolescência, quando liderou o grêmio da escola estadual Ana Libória por três anos.

Formado em Letras e em Direito, ele já foi professor da rede estadual de ensino e em cursos preparatórios para concursos públicos. Atualmente, cursa Mestrado em Antropologia na Universidade Federal de Roraima (UFRR). É ainda procurador do TJD-RR (Tribunal de Justiça Desportiva).

Foi autor da ação que suspendeu o concurso público da Guarda Civil Municipal de Boa Vista para garantir uma adequação do Teste de Aptidão Física (TAF) para candidatos com deficiência.

Fluente em cinco idiomas além do português (inglês, holandês, espanhol, francês e surinamês), Gustavo Hugo já morou no Suriname e na Holanda.

Ele ainda tem vasta experiência cultural e dedicação ao serviço comunitário. Possui também experiência como ator com participação em peças teatrais, monólogos de stand-up comedy e em cinco filmes locais. Também é atleta faixa preta de artes marciais como o karatê.

Ex-presidente estadual da Rede Sustentabilidade, o advogado diz ter bom diálogo com todos os espectros políticos, sem deixar de lado bandeiras em defesa do clima, meio ambiente, povos indígenas e minorias.

Reeleição em Uiramutã e candidaturas a vereador

O prefeito Benisio Souza, do Uiramutã (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Gustavo Hugo também confirmou que a federação vai apostar na reeleição do prefeito de Uiramutã, Benisio Souza, conhecido como Tuxaua Benisio. Além disso, a aliança deve disputar as prefeituras de Bonfim e Pacaraima com Mario Nicácio e Marcelo Macuxi, respectivamente.

Além das três cidades do interior e da capital, a federação deve lançar candidatos a vereador em Alto Alegre, Amajari, Cantá e Normandia. O presidente estadual explicou que, no caso do interior, a escolha de priorizar as cidades está ligada ao número de filiados, à representatividade das lideranças indígenas e ao trabalho de base feito no decorrer dos anos.