Política

Agências investigam possíveis vínculos com garimpo, diz Itamaraty

Ministério de Relações Exteriores se pronunciou após críticas do comércio entre Brasil e Venezuela

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) se pronunciou após críticas da embaixadora da Venezuela no Brasil, Maria Teresa Belandria, de que a relação comercial entre os dois países poderia estar financiando o garimpo ilegal de minérios na região.

Em nota encaminhada com exclusividade à Folha nesta quarta-feira, 05, o Ministério informou que acompanha com preocupação as atividades de extração ilegal de minérios na Venezuela por sustentarem o regime de Nicolás Maduro, como também pelo impacto ambiental que causa na fronteira.

“O Itamaraty acompanha com preocupação as atividades ilegais de mineração conduzida na região Venezuelana do Orinoco não apenas por servirem de sustentáculo financeiro ao regime ilegítimo venezuelano e representarem tragédia ambiental de grandes proporções, mas também pelos impactos – muitas vezes relacionados à geração de redes de atividades ilícitas – que terminam por afetar toda a região”, diz a nota.

O Ministério reforçou ainda que todos os dados de possíveis ligações entre a exportação brasileira e o garimpo ilegal é investigado pelas instituições competentes. “O Itamaraty compartilha todas as informações de que dispõe com as agências federais brasileiras com competência para investigar eventuais vínculos entre a mineração ilegal venezuelana e as exportações nacionais de alimentos”.

ENTENDA – Em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM, a embaixadora da Venezuela no Brasil, Maria Teresa Belandria, afirmou que os alimentos transportados do Brasil seguem diretamente para as minas de garimpo e não para o restante do país.