Esporte

Governo libera torcida no Canarinho após 18 meses de pandemia

Liberação é para 30% da capacidade do local para torcedores, o que corresponde a 1.396 lugares. Primeiro jogo previsto para receber público, desde o início da pandemia, deve ser São Raimundo x Paragominas (PA), pela segunda fase da Série D

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), atendeu o pedido do São Raimundo pelo retorno da torcida ao estádio Canarinho, depois de 18 meses da chegada da pandemia da Covid-19 no estado. A liberação é para 30% da capacidade do local para torcedores, o que corresponde a 1.396 lugares.

A liberação foi concedida depois que o clube apresentou, nessa quarta-feira (8), ao Instituto do Desporto de Roraima, um Plano Operacional com regras e medidas de segurança para a presença de público. O documento sugere, por exemplo, a exigência de testes para Covid-19 para atletas e comissão técnica de clubes, e o uso obrigatório de máscara, álcool 70% e o distanciamento social para torcedores (cujos assentos serão marcados), além da medição de temperatura na entrada do Canarinho.

Os torcedores só poderão entrar no local se comprovarem, com a carteira de vacinação, ter recebido a primeira e/ou a segunda dose (ou única) da vacina contra a Covid-19. Com isso, o primeiro jogo previsto para receber público, desde o início da pandemia em Roraima, deve ser São Raimundo x Paragominas (PA), válido pela volta da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para 19 de agosto, um domingo.

A Seed disse que o descumprimento do plano implicará na adoção de medidas legais cabíveis contra o São Raimundo, que protocolou o pedido por alegar prejuízo financeiro pela falta de torcida. A primeira solicitação foi feita no mês passado, na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que negou.

O São Raimundo protocolou o mesmo Plano Operacional na Secretaria Municipal de Saúde, mas até o momento não recebeu resposta. A Prefeitura de Boa Vista disse que vai responder o pedido até 14 de setembro. Vale lembrar que o município tem uma meta de atingir 72,13% de imunizados com a primeira dose, e 31,20% com segunda ou a única, para flexibilizar 30% de público nos estádios da capital, o que é contemplado na fase 4 do plano de retomada – Boa Vista está na terceira fase.

Apesar do parecer favorável da Seed, o clube ainda depende do “sim” da Vigilância Sanitária municipal e da CBF.

Reinaugurado em 13 de fevereiro de 2020, um mês antes da pandemia chegar em Roraima, o Canarinho recebeu apenas um jogo com torcida, nessa mesma data: o empate por 2 a 2 entre São Raimundo e Cruzeiro, pela Copa do Brasil. O estádio tem 4.650 lugares, sendo 4.387 na arquibancada e 263 na tribuna de honra.

*Atualizado às 22h40