Cotidiano

BOLSAS UNIVERSITÁRIAS: Confira as datas do Sisu, ProUni e Fies

Os três processos seletivos utilizam as notas do Enem como requisito para ingressa em faculdades e universidades

Após a divulgação da nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, o Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem, 18, o calendário dos processos seletivos que utilizam o exame para acesso ao ensino superior. Todos os processos são todos online e podem ser acessados a partir do site do MEC. Para participar de todos eles, o estudante precisa pelo menos não ter zerado a redação.

O primeiro processo seletivo a ser aberto é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições começam a partir da próxima terça-feira, 24, até a sexta-feira, 27. O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição serão ofertadas 238 mil vagas em 131 universidades federais e estaduais e institutos federais e instituições estaduais. A partir de hoje, 19, as vagas estarão disponíveis na internet para consulta.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre o processo seletivo apenas no dia 30 e encerra no dia 02 de fevereiro. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino. É exigida também a nota mínima de 450 pontos na média das provas do Enem.

Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá as inscrições abertas entre os dias 06 e 09 de fevereiro. O Fies oferece financiamento em instituições particulares a estudantes que obtiveram pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zeraram a redação.

 

CAI O DESEMPENHO DE CANDIDATOS EM REDAÇÃO

Conforme o MEC, apenas 77 dos mais de 8 milhões de inscritos conseguiram pontuação máxima na redação, bem abaixo dos 105 registrados no certame de 2015.

Por conta das ocupações de escolas públicas contra a proposta do Governo de reforma do ensino médio, o exame foi dividido em duas datas. As localidades que não houve ocupações, por exemplo, tiveram prova aplicada nos dias 05 e 06 de novembro e a redação teve como tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Já nas unidades ocupadas, o certame foi aplicado nos dias nos dias 03 e 04 de dezembro, tendo como tema de redação “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.

Com informações da Agência Brasil.