ZONA RURAL DE BOA VISTA

Com chuvas de até 70 milímetros, rio Uraricoera transborda sobre a BR-174

Defesa Civil de Roraima monitora a situação do trecho localizado na zona rural de Boa Vista. Situação difere completamente de um mês atrás

Com chuvas de até 70 milímetros, rio Uraricoera transborda sobre a BR-174

As chuvas iniciadas na noite de segunda-feira (29) resultaram no transbordamento do rio Uraricoera sobre a rodovia federal BR-174, sentido Venezuela, na manhã desta terça-feira (30), na zona rural de Boa Vista. Apesar disso, até o momento, os veículos conseguem trafegar normalmente pelo trecho.

As duas estações de monitoramento do rio Uraricoera, Fazenda Passarão (Boa Vista) e Fazenda Cajupiranga (Alto Alegre) registraram, desde a noite, chuvas de 50 e 70 milímetros, respectivamente.

Na Fazenda Passarão, que fica mais próxima do transbordamento, o rio Uraricoera passa dos 6,2 metros na manhã desta terça-feira (30). A informação é do último levantamento da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

O diretor executivo de Proteção e Defesa Civil estadual, coronel Cleudiomar Alves Ferreira, disse que o órgão monitora a situação para subsidiar possível intervenção na via. “Caso o nível suba acima de 30, 40 centímetros, preocupa por arrastar pessoas e veículos”, disse, ressaltando que a tendência é que continue chovendo na região.

A Folha aguarda resposta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre a situação. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), por meio da assessoria, disse ter enviado uma equipe para averiguar presencialmente a situação e orienta que os motoristas tomem cuidado ao passarem pelo local, caso a água permaneça sobre a pista.

As cenas desta terça-feira diferem completamente da realidade registrada até o mês anterior, quando Roraima passava por um dos piores períodos secos de sua história.