SINDICATO

Professores questionam falta de transparência e diálogo do Sinter

Procurado, o Sinter negou as alegações e afirmou que trabalha com respeito e determinação em prol dos direitos dos sindicalizados

Sede do Sinter (Foto: Wenderson Cabral/ FolhaBV)
Sede do Sinter (Foto: Wenderson Cabral/ FolhaBV)

Professores do estado de Roraima estão levantando questionamentos sobre a efetividade e transparência da direção do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima). Em meio a crescentes preocupações, eles expressaram sua frustração com a falta de diálogo e transparência por parte do sindicato, exigindo mudanças urgentes.

“De forma bem resumida, o que está acontecendo é uma desconexão entre os interesses do sindicato e os interesses dos sindicalizados, da base”, explicou Cleomar da Silva Costa, professor efetivo do estado. “Infelizmente, a gente está tendo muita dificuldade de ter acesso a algumas informações que se referem à luta dos nossos interesses”, complementou.

As principais preocupações dos professores são:

1) Diálogo ineficaz: Os professores destacam a falta de vontade do SINTER em dialogar efetivamente com a base para abordar suas necessidades. “O SINTER atualmente não demonstra disposição para atender às demandas da categoria”, afirmou um dos professores.

2) Falta de transparência: A transparência das ações do sindicato está em questão, pois os documentos e ofícios apresentados em vídeo não estão facilmente acessíveis nas plataformas oficiais da entidade. “A gente tem pouca transparência no que o sindicato está fazendo”, ressaltou.

3) Omissão de informações financeiras: Cleomar afirma ainda que existe uma falta de divulgação dos gastos do sindicato, tanto do ano atual quanto dos anos anteriores. Os filiados não estão cientes dos dispêndios anuais. “A presença na prestação de contas do sindicato, dos gastos que estão sendo feitos por essa atual diretoria, não é prestado contas segundo exige o estatuto da nossa classe”, apontou.

4) Ausência de assembleia geral: Para o professor, não houve qualquer iniciativa do sindicato para promover uma Assembleia Geral, onde as preocupações da base poderiam ser discutidas e abordadas. “Não está sendo cogitado uma assembleia para que possa ouvir o que a base está querendo”, lamentou.

5) Bloqueio de contas sem explicação: O professor alega que a situação das contas do SINTER permanece envolta em mistério, já que os membros da base não têm conhecimento dos montantes envolvidos nem dos motivos reais que levaram aos bloqueios. “A questão referente aos bloqueios das contas do Sinter constitui outro enigma”, destacou Costa.

Em resposta a essas preocupações, os professores estão exigindo uma mudança imediata. Eles buscam uma relação mais transparente e direta com o sindicato, além de respostas claras do governo. “A nossa reivindicação é essa, do movimento, de tentar fazer uma reconexão do sindicato para que ele possa nos representar de forma efetiva”, acrescentou Costa.

Outro lado

Procurado, o Sinter emitiu a seguinte nota:

“O Sinter informa que estamos em constante contato com a categoria, dialogando, tanto na capital como no interior através de visitas, com o Sinter itinerante, visitas a todas as escolas da capital, onde levamos nossas demandas e atendimentos para o conhecimento da classe; também fazemos atendimento individualizado para toda categoria na nossa sede;

Temos nosso site onde todas nossas ações são publicadas;

Em relação a se sentir desamparados, nunca uma diretoria trabalhou com mais respeito e determinação em prol dos direitos dos nossos sindicalizados, todas as ações que reivindicamos no ano de 2023 conseguimos êxito, principalmente estaduais, ficando algumas pendências para 2024; fizemos várias assembléias.

Conseguimos pagamentos dos resíduos e perdas salariais, abono pecuniário, entre outras perdas. Quanto aos outros pontos, colocaremos em assembléias que serão marcadas em breve. Eu como diretora geral do Sinter, juntamente com nossa diretoria, estamos sempre trabalhando em prol da nossa categoria. Aos nossos sindicalizados temos respeito e compromisso.

Nosso sindicato trabalha com todos nossos sindicalizados com afinco, mas infelizmente existem alguns profissionais que se dizem oposição da nossa diretoria, lamentável que não reconheçam os ganhos que tivemos em prol de todos os nossos sindicalizados e da categoria como um todo”.