Economizando

Economizando 12304

Como manter a organização financeira?

Hoje trago 3 dicas simples e básicas que vão te ajudar a manter a organização financeira.

Saiba qual é a real situação das suas finanças

O primeiro passo para organizar a vida financeira é saber qual é a real situação das suas finanças. Analise seu extrato bancário, a fatura de cartão de crédito e outras entradas e saídas da conta, e descubra se você gasta mais do que ganha e, principalmente, em que categorias do orçamento estão suas principais despesas. Nessa análise, não deixe de prever também os gastos futuros, como impostos, e possíveis dívidas. Depois de saber exatamente para onde está indo seu dinheiro e se as finanças estão em equilíbrio (com as receitas superando as despesas), você pode traçar um plano de ação para sua vida financeira. Considere, por exemplo, metas de gastos para cada categoria do orçamento e previsão de quanto terá disponível para investimento. Esse diagnóstico é o passo zero para alcance de um nível mínimo de organização financeira.

Gaste menos do que ganhe

Depois de fazer uma análise cuidadosa das finanças, é hora de partir para ação. Se suas receitas superam os custos, boa notícia! Agora é trabalhar para manter o equilíbrio e sua organização financeira. Já quem gasta mais do que ganha não pode perder tempo: é preciso cortar despesas e/ou aumentar as entradas em conta a fim de reverter esse quadro. O ideal é aprender a viver apenas com 70% dos seus rendimentos; o restante, ou seja, os 30% sobre os quais comentamos em colunas passadas, deve ser destinado a investimentos. No geral, há muitos gastos que podem ser cortados ou reduzidos, como:

• idas a bares e a restaurantes;

• despesas com cuidados pessoais, como tratamentos estéticos e academia;

• compras de supérfluos, como maquiagem, roupas e outros itens não essenciais no dia a dia.

Não é preciso abrir mão de coisas que dão prazer. Mas que tal optar por alternativas mais baratas e priorizar aquilo que é realmente importante, em prol de sua organização financeira? Assim, você vai voltar a ter as finanças em dia, use a criatividade.

Estude

Saiba a relação entre receitas e despesas, estude sobre os diversos métodos de organização financeira, aprenda sobre as melhores práticas e principalmente sobre as táticas que funcionam para você. Escolha alguns bons livros de finanças pessoais e aprenda o passo a passo do planejamento financeiro. Hoje em dia todos nós precisamos estudar para algo, coloque a sua vida financeira como prioridade e dedique um tempo do seu dia ou da sua semana a estudar sobre esse tema.