LETRAS SABOROSAS

Receita de batata quatro queijos gratinada para arrasar no almoço do fim de semana

Receita de batata quatro queijos gratinada para arrasar no almoço do fim de semana

Receita do dia

Fonte: Franquia Divino Fogão

INGREDIENTES:
01 kg de batata
500 ml de creme de leite
500 ml de leite
30 gramas de manteiga
30 gramas de farinha de trigo
Noz moscada a gosto
Sal a gosto
20 gramas de alho
300 gramas de mussarela
200 gramas de provolone
100 gramas de parmesão
200 gramas de requeijão cremoso

MODO DE PREPARO:

Inicialmente, cozinhe a batata em rodelas e reserve, prepare o molho branco. Depois, em uma travessa, intercale o molho, as batatas e cada tipo de queijo. Para a última camada, finalize com queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções

O evento Inova Amazônia trouxe para Manaus novidades gastronômicas da região

Durante dois dias na semana passada, aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques em Manaus, o maior evento de empreendedorismo da Amazônia Legal, o Inova Amazônia.

Com o objetivo de promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico que respeite os ecossistemas amazônicos e as comunidades, o evento expôs mais de 80 negócios da região.

As conexões e networking entre negócios foi a grande tônica dos negócios dos nove estados amazônicos,  que levaram seus produtos e mostraram os  desafios ambientais e sociais que enfrentam na região amazônica.

O Inova Amazônia foi realizado pelo Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde, a Finep e a Rede Amazônica.

Um dos focos do evento para a inovação na região amazônica é o INPI, que alinhado à política Nova Indústria Brasil, registrou ampla participação no I Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas da Amazônia, nos dias 9 e 10 de maio, em Manaus.

A palestra “Caminhos para o Registro de Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas (MCs) junto ao INPI”, que apresentou Milene Dantas, da unidade regional de Goiás, explicou que os dois ativos diferenciam produtos de uma coletividade e valorizam a reputação e autenticidade de produtos regionais.

As MCs tratam especificamente de identificar produtos ou serviços feitos por membros de uma entidade coletiva. Já a IG identifica produtos ou serviços vindos de uma região reconhecida por sua produção, determinados pelas condições geográficas ou humanas de seu local de origem.

Durante o evento, o INPI entregou o certificado de registro de IG relativo ao açaí da região de Codajás (AM), que ficou conhecida como centro de extração e produção.

De acordo com a documentação apresentada ao INPI, o município de Codajás, localizado no interior do Amazonas, possui vegetação e clima favoráveis à produção do açaí, estando na lista dos maiores produtores nacionais do fruto. Isso gera emprego e renda à cidade, que até 1938 consistia em uma aldeia indígena com o mesmo nome.

O açaí é denominado “ouro negro” pelos produtores da região. Codajás é conhecido culturalmente como a “Terra do Açaí”, sendo realizada anualmente, desde 1988, a Festa do Açaí, com cerca de 50 mil pessoas entre participantes locais, nacionais e internacionais.

O Inova Amazônia promoveu o acesso a oportunidades, conhecimento e inspiração com negócios que integram inovação e sustentabilidade. Estavam as 21 indicações geográficas da Amazônia participantes (16 registradas e as demais em análise no INPI), mais de 80 startups expositoras, mentorias coletivas, rodadas de negócios e investimentos, pitches de expositores e atividades culturais.

Uma das IG’s que aguardam o registro são as nossas Panelas de Barro do Povo Makuxi que estavam em exposição com a presença do responsavel pelo Festival das Panelas de Barro, Enoque Raposo.

De Roraima contamos com oito estandes com produtos diversos entre cosmética com a Savana Amazônica; fitoterápicos com a Cel Phytos; a Kauwê Turismo, que levou também o café Uyompa e artesanato da comunidade do Kawuê; Delícias e Pimentas Daval; Treeback – Tecnologia ambiental; Wazaká – arte autoral em roupas e outros acessórios; Yu’PrimaVera – Jujubas de cupuaçu; Galeria Jaty – arte amazônica.

O evento muito bem organizado pelo Sebrae do Amazonas, contou ainda com uma área de alimentação da Associação Brasileira de Bares e Restaurante – Abrasel no Amazonas com dez restaurantes associados, shows musicais com a ilustre presença do cantor do Boi Garantido David Assayag; um super auditório que contou com palestras técnicas que trouxeram muito conhecimento estratégias e soluções para a sustentabilidade dos negócios. Mas as palestras com a atriz Giovanna Antonelli sobre marketin pessoal e ator Felipe Titto foram muito prestigiadas.

Como não poderia deixar passar, fiz algumas descobertas na área de alimentação para aguçar o paladar, conheci a empresa amazonense Amazônia Smart Food que trouxe os Smart Burguer Plant Based com tucumã, açaí, além dos liofilizados de tucupi, açaí, cupuaçu, a proteína concentrado de tucumã. A empresa paraense Jambu Sinimbu, que já tinha dois produtos de sucesso: a Cachaça com jambu e cumaru, e a conserva de flor de jambu, trouxe a sensação do evento, o extrato de jambu, Tremidão; e a Kastanharia do Mato Grosso, trouxe uma pasta de castanha do Pará que ao colocar água se transforma em leite vegetal; foram inúmeras novidades do setor, em breve falo mais de outros produtos e negócios apresentados .