Marcado por escândalos de corrupção, o Município de Alto Alegre encerrará o ciclo 2021-2024 com quatro prefeitos: Pedro Henrique Machado (PSD), Simone Friedrich (PSD), Valdenir Magrão (MDB) e Wagner Nunes (Republicanos), recém-eleito para governar a cidade até 31 de dezembro.
Em 2020, Pedro Henrique foi reeleito prefeito da cidade para mandato de quatro anos e teve Simone em sua chapa. Enquanto chefiou o Poder Executivo municipal até 8 de fevereiro de 2024, respondeu ao processo na Justiça Eleitoral que resultou na própria cassação e de sua vice por distribuir cestas básicas na eleição anterior.
Outra acusação à que Pedro Henrique ainda responde, na justiça comum, é a de fraudes licitatórias, que inclusive gerou sua prisão por 15 dias e afastamento da cadeira de prefeito por três meses. Durante esse período, Simone Friedrich governou o Município e por decisão da Justiça, se manteve no cargo após a Câmara tentar afastá-la por causa da instabilidade política.
Após a definitiva cassação de prefeito e vice-prefeita na Justiça Eleitoral, Valdenir Magrão, presidente do Legislativo, assumiu o Executivo interinamente. Nesse período, a Prefeitura e o ex-prefeito foram alvos de uma operação policial que investiga superfaturamento de combustíveis.
Convocadas devido à cassação de Pedro Henrique, as eleições suplementares de domingo (28) foram marcadas por denúncias de compras de votos contra os dois candidatos. No pleito, Magrão recebeu apoio do ex-prefeito, enquanto Wagner Nunes recebeu apoio do governador Antonio Denarium (Progressistas). Nunes venceu por 53,6% dos votos válidos e pode ser diplomado em maio para governar a cidade até o fim de 2024.