Política

Novos promotores de justiça tomam posse no Ministério Público

Os empossados vão atuar no interior do estado e complementarão o quadro do Ministério público estadual

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) empossou quatro candidatos aprovados no IX Concurso Público de Provas e Títulos, para o cargo de Promotor de Justiça Substituto. A solenidade foi realizada na tarde de ontem, 15, no auditório do edifício-sede do Órgão.

Os empossados Raphael Talles Pereira, Lincoln Zaniolo, Valcio Luiz Ferri e Joaquim Eduardo dos Santos atuarão como promotores de justiça substitutos nas comarcas do interior do estado.

Na ocasião, a procuradora-geral de Justiça, Elba Amarante, ressaltou que a posse vem ao encontro da necessidade do MPRR em aumentar o quantitativo de seus membros. “Se espera dos integrantes de um Ministério Público forte e atuante que tenham a capacidade de estabelecer uma adequada interlocução com a sociedade”, destacou a procuradora-geral de Justiça.

Ao dar as boas vindas aos novos membros, o presidente da Associação do Ministério Público do Estado de Roraima (AMPER), Alessandro Tramujas Assad, na ocasião representando a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), frisou que a promoção da justiça com independência e acreditar e poder lutar pelos legítimos interesses da sociedade, são tarefas do dia a dia do promotor de Justiça.

“Parafraseando o Dr. Cláudio Barros Silva, o membro do Ministério Público deve lastrear sua conduta com nobreza, independência, humanidade, bom-senso, imparcialidade e ter compromisso com a justiça, respeito com as partes, probidade e decoro pessoal”, salientou o procurador de justiça.

O Conselheiro Nacional do Ministério Público, Fábio Bastos Stica, enfatizou o compromisso assumido pelos promotores de justiça substitutos, ressaltando a importância da presença do Ministério Público no cotidiano da população.

“Os senhores assumem o cargo de promotor de justiça, mas acima de tudo de funcionários públicos, funcionários do povo de Roraima, um povo que muito espera do trabalho do MPRR. Em especial nas comarcas do interior, cidades pequenas, em que população precisa muito do esforço do membro para minimizar os problemas vivenciados”, ressaltou Stica.

Durante o seu discurso, proferido em nome dos novos promotores de justiça substitutos, Raphael Talles Perreira afirmou que a atuação no órgão fiscalizador é desafiadora diante da forte atuação ministerial na defesa do regime democrático.

“Deveremos ter a consciência da necessidade das portas dos nossos gabinetes sempre estarem abertas para a população, pois, acima de tudo, teremos o dever de servir e fazer a diferença nos locais em que atuarmos para honrar a confiança que a sociedade roraimense deposita no nosso cargo”, destacou o promotor de Justiça substituto.

Com a posse dos novos promotores de justiça substitutos, o MPRR completa o quadro de 49 membros, sendo 10 procuradores e 39 promotores de justiça.

Novos promotores são do sudeste e sul do Brasil

– Raphael Talles Pereira é natural de Belo Horizontes (MG). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ). Exerceu o cargo de Advogado Público, como Procurador Autárquico, no Município de Belo Horizonte e atuou como docente no Curso de Especialização em Direito Processual da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS).

– Lincoln Zaniolo é natural de Curitiba (PR). Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pós-graduado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Zaniolo era concursado em cargo efetivo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), onde atuava como técnico judiciário.

– Valcio Luiz Ferri é natural de Foz do Iguaçu (PR). Formado em Administração de empresa pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), bacharel em Direito pela Faculdade Unificada de Foz de Iguaçu (UNIFOZ) e pós-graduado em Direito Civil pela Universidade Gama Filho. Trabalhou como gerente regional da empresa Varig e recentemente atuava como advogado em escritório jurídico.

– Joaquim Eduardo dos Santos é natural de Santos (SP) e bacharel em Direito pela Universidade Paulista (UNIP). Trabalhou como oficial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, técnico bancário da Caixa Econômica Federal e atualmente atuava como concursado em cargo efetivo de Analista de Promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo.