ELEIÇÕES VENEZUELANAS

Cédula de Votação terá o rosto de Maduro estampado mais de dez vezes

Na versão preliminar da cédula, a fotografia de Maduro aparece 13 vezes

As eleições presidenciais para o período de 2025-2031 estão marcadas para o dia 28 de julho de 2024 (Foto: Divulgação)
As eleições presidenciais para o período de 2025-2031 estão marcadas para o dia 28 de julho de 2024 (Foto: Divulgação)

Na conturbada jornada rumo às eleições presidenciais venezuelanas, uma curiosa particularidade chamou a atenção: a presença massiva do rosto do atual presidente, Nicolás Maduro, nas cédulas de votação. Na versão preliminar da cédula, a fotografia de Maduro aparece não apenas uma, duas ou três vezes, mas surpreendentes treze vezes.

As eleições presidenciais para o período de 2025-2031 estão marcadas para o dia 28 de julho de 2024, e a cédula que os venezuelanos receberão já está gerando controvérsias. Maduro, que está no poder desde a morte de Hugo Chávez, em 2013, tenta um terceiro mandato, e sua imagem dominando a cédula levantou críticas de opositores e observadores internacionais.

O atual presidente, que busca estender seu mandato, exibe sua foto em todas as opções disponíveis na cédula de votação, totalizando treze vezes. Esta situação singular ressalta ainda mais a polarização política no país, onde o governo Maduro é frequentemente acusado de autoritarismo.

Além disso, a cédula ainda deve passar por modificações para incluir o novo candidato opositor, Edmundo González, o que levanta questões sobre a transparência e imparcialidade do processo eleitoral.
Com essa peculiaridade, as eleições venezuelanas continuam sendo objeto de atenção e debate, tanto dentro do país quanto internacionalmente, à medida que se aproximam as datas marcadas para a votação.