Política

Centro Humanitário de Apoio a Mulher vence prêmio nacional

CHAME foi o mais votado entre cinco entidades brasileiras finalistas

Apenas de janeiro a maio deste ano, o CHAME (Centro Humanitário de Apoio a Mulher) já realizou mais de 400 atendimentos jurídicos que resultaram em 64 homologações, durante as audiências de conciliações promovidas em parceria com o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).

Esse trabalho se tornou referência nacional, com o reconhecimento por meio do PrêmioDr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A premiação ocorreu na quarta-feira, 23, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília – DF. O CHAME foi o mais votado entre cinco entidades brasileiras finalistas.

E na prática, como o Chame atua em defesa das famílias? A trabalhadora de serviços gerais, que será chamada nesta reportagem de Maria, responde a esta pergunta.

Aos prantos, porém com alívio e agradecimento, ela revela que viveu oito anos de sofrimento ao lado de um companheiro que praticava diferentes tipos de violência contra ela.

“Procurei esse atendimento porque eu vivia com um homem violento e agora resolvi dar um basta. O Chame foi decisivo na minha vida, os profissionais me trataram bem e me ajudaram. Agora eu posso dizer que estou livre e vou viver melhor e sem angústia, dor ou sofrimento”, relatou.   

O CHAME é diretamente ligado a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima, e quem conduz os trabalhos como procuradora especial é a deputada Lenir Rodrigues (PPS).

Sobre mais essa conquista do Centro, a parlamentar reafirmou que esse prêmio é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar dedicada a mudar a vida das mulheres que sofrem com a violência.

“Com certeza é mais um reconhecimento do trabalho do CHAME. Isso significa que a violência contra a mulher é um caso de saúde pública e por isso lutamos para levar cada vez mais segurança emocional, psicológica e jurídica as mulheres que necessitam”, destacou Lenir Rodrigues.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), afirma que os atendimentos prestados no CHAME, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, já se tornaram referência nacional e isso é o combustível para que a instituição continue lutando pelas famílias.

“O prêmio que acabamos de receber é a prova do comprometimento dessa instituição com as mulheres que são vítimas de violência em Roraima. Nós temos um aparato de profissionais que atendem não apenas as mulheres, mas também as famílias”, concluiu o presidente.

CHAME – Desde 2009, quando foi implantado, o Centro já atendeu mais de 14 mil mulheres em Roraima, com serviço psicossocial e ações de prevenção, audiências de conciliação bimestrais pela Vara da Justiça Itinerante e Defensoria Pública.

O Centro funciona na rua Coronel Pinto, 524 e mais informações podem ser obtidas pelo 0800-095-0047. Por telefone, as vítimas podem solicitar atendimento ainda por meio do ZapChame 98402-0502 que  funciona 24 horas, todos os dias e atende pessoas tanto da Capital quanto do interior.

Publicidade