SEM MANUTENÇÃO

Pacientes e familiares enfrentam calor em bloco do HGR

As centrais de ar condicionado do bloco estariam com problemas há mais mais de cinco dias e sem previsão de manutenção

Familiares têm levado ventiladores para tentar amenizar o calor no local. (Foto: reprodução)
Familiares têm levado ventiladores para tentar amenizar o calor no local. (Foto: reprodução)

Os pacientes do bloco F, do Hospital Geral de Roraima (HGR), e seus familiares estão enfrentando o calor no bloco F há quase uma semana. Uma denúncia à FolhaBV apontou que a falta de pagamento à uma empresa de serviços terceirizados estaria dificultado a manutenção das centrais de ar.

As centrais de ar condicionado do bloco estariam com problemas há mais mais de cinco dias e sem previsão de manutenção. Por isso, de acordo com a denúncia, os familiares dos pacientes têm levado ventiladores para tentar amenizar o calor no local.

“A pessoa que está hospitalizada já está com todas as fragilidades possíveis e além de tudo, ter que suportar um ambiente insalubre, em razão do calor? Isso é revoltante. No período da tarde fica uma verdadeira sauna”, relatou a servidora pública Ana Marques após visitar um familiar.

Os pacientes do Bloco F, em regra, estão todos aguardando procedimentos cirúrgicos ou autorização para tratamento fora de domicílio (TFD). (Foto: reprodução)

A família também teria registrado a situação na ouvidoria do Ministério Público, esperando que alguma providência seja tomada.

Falta de pagamento

Ainda conforme a denúncia, a empresa responsável pela manutenção das centrais não estaria recebendo o pagamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por isso o serviço não estaria sendo executado. A mesma situação estaria afetando a limpeza do local que estaria precária.

Procurada pela reportagem, a Secretaria afirmou que realizou os pagamentos na última sexta-feira (12) e negou que as atividades tenham sido paralisadas. Confira a nota:

A Secretaria de Saúde esclarece que efetuou pagamentos às empresas responsáveis pelos serviços de limpeza e manutenção de equipamentos de refrigeração na sexta-feira, 12, e que ao contrário do informado na denúncia, ambas as atividades não foram paralisadas.

A Sesau ressalta ainda que a limpeza no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento ocorre normalmente, podendo a equipe responsável pelo setor ser acionada sempre que necessário. Todo paciente internado na unidade tem conhecimento desse fluxo.

Havendo reclamações sobre a prestação de qualquer serviço na unidade, é necessário a formalização de queixa na Ouvidoria do HGR para as devidas providências administrativas.