ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Descubra quais são as bebidas alcoólicas mais calóricas e como substituir

Vinho branco tem cerca de 170 calorias. Saiba mais

Vinho branco pode ser uma opção menos calórica (Foto: Raisa Carvalho)
Vinho branco pode ser uma opção menos calórica (Foto: Raisa Carvalho)

Quem está em busca de uma alimentação mais saudável ou uma reeducação alimentar por motivos de saúde precisa ficar atento às calorias não só dos alimentos, mas também das bebidas. No caso das alcoólicas, algumas são mais calóricas que as outras e podem ser substituídas por opções mais saudáveis.

Um dos drinques considerados mais calóricos é justamente uma criação nacional: a caipirinha. Isso acontece pois a caipirinha tem uma concentração de cachaça, gelo, limão e açúcar, correspondendo a cerca de 500 calorias por 200 ml de produto. Uma opção mais light seria substituir o açúcar por adoçante.

No caso do vinho e da cerveja, o vinho tinto conta com cerca de 230 calorias por taça. A mesma quantidade de vinho branco tem cerca de 170 cal, o que representa uma opção menos pesada. Já a cerveja tradicional possui cerca de 156 calorias. O ideal seria buscar por uma cerveja light, com cerca de 70 calorias.

Confira drinques calóricos e como substituir por uma opção mais saudável

Mojito
O mojito é um drinque a base de rum branco, com açúcar, suco de limão, água com gás e hortelã, podendo chegar a cerca de 203 calorias. Uma troca possível é utilizar adoçante ao invés do açúcar ou até uma opção de rum light.

Cuba libre
A cuba libre também tem o rum como base, mas acrescenta suco de limão e refrigerante de cola. Uma opção para o drinque light seria utilizar um refrigerante zero, que contém menos calorias.

Gin tônica
A gin tônica é um drinque composto por uma combinação de gin e água tônica com algum saborizante, podendo ser pedaços de fruta, como limão e tangerina ou xaropes adocicados. Uma forma de deixar o drinque mais saudável é incluir chá gelado de frutas vermelhas ou fazer um drinque parecido, chamado Rickey, que também tem base com gin, suco de limão e água com gás.

Piña colada
Esse coquetel é feito com leite de coco, suco de abacaxi, rum, leite condensado e muito gelo, além de pedaços de fruta para enfeitar, como cereja e o próprio abacaxi. Uma dica é utilizar o suco de abacaxi sem açúcar ou um leite condensado light, para amenizar.

Vale ressaltar que o consumo de bebida alcóolica só deve ser feito no Brasil por maiores de 18 anos e com moderação. Uma alimentação mais balanceada também deve ser acompanhada por profissionais da saúde, especialmente de nutrição.