ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Cinco dicas para consumir menos sal no dia a dia

O consumo excessivo de sal aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais.

Consumir demasiado sal pode aumentar a pressão arterial, o que por sua vez pode causar doenças cardiovasculares (Foto: Raisa Carvalho)
Consumir demasiado sal pode aumentar a pressão arterial, o que por sua vez pode causar doenças cardiovasculares (Foto: Raisa Carvalho)

Às vezes, nem só reduzir a quantidade de sal no preparo da comida é suficiente para efetivamente diminuir o consumo no dia a dia. Isso acontece, pois muitos alimentos que já possuem uma concentração muito alta do condimento, por exemplo, as conservas. Vale lembrar que o consumo excessivo de sal aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais.

Confira agora algumas dicas para realmente moderar a concentração do tempero na sua alimentação.

Evite molhos e temperos prontos
Às vezes, na hora do preparo, você até diminui a quantidade de sal, mas finaliza o alimento com um belo molho shoyu ou molho inglês. A mesma coisa vale para outros temperos prontos, tipo cubo ou em pó para preparo de carnes e feijão.

Repense o consumo de alimentos em conserva
A água da conserva de muitos alimentos, como milho, azeitona e legumes, é salgada para ajudar a dar durabilidade ao alimento. O ideal é consumir o alimento natural, sem ser em conserva ou enlatado para reduzir a quantidade de sódio e aumentar a quantidade de nutrientes.

Adote práticas saudáveis na sua cozinha
Se você tem dificuldades para largar o sal, uma opção é deixar o tempero fora do alcance. Não deixe o saleiro em cima da mesa, por exemplo, para não surgir a vontade de salgar ainda mais o alimento. Opte por colocar temperos como orégano, limão, manjericão e hortelã e outros de forma mais acessível.

Fuja da comida industrializada
Molho de tomate já temperado, macarrão instantâneo, embutidos como salsicha e presunto, salgadinhos e batata frita tem muita concentração de sal. E normalmente muitos desses alimentos já vem temperados de fábrica, então, não adianta somente não colocar mais sal.

Conheça o gersal ou sal de sésamo
O ‘gersal’ é formado por uma combinação de sal marinho e gergelim, que possui mais nutrientes, mais cálcio e menos aditivos por não passar por processos de refinaria. O preparo é de seis colheres de sopa de gergelim para uma colher de chá de sal marinho. É só colocar o gergelim primeiro em uma panela em fogo baixo e depois acrescentar o sal marinho. Misture os dois e deixe o gergelim torrar por cinco minutos. Se quiser, use um triturador de alimentos para reduzir e aproveite em saladas e outros alimentos.