10 a 14 anos

Boa Vista mantém público-alvo de vacina contra a dengue após Saúde ampliar faixa etária

Ministério havia permitido a ampliação de faixa etária par aplicação de doses com vencimento até o dia 30 de abril; município informou que doses não estão prestes a vencer

Vacina contra a dengue está disponível na capital desde o dia 29 de fevereiro (Foto; Nilzete Franco/Folha BV)
Vacina contra a dengue está disponível na capital desde o dia 29 de fevereiro (Foto; Nilzete Franco/Folha BV)

Boa Vista não irá ampliar o público-alvo da vacina contra a dengue após ampliação divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (18). Em nota à Folha BV, a Secretaria Municipal de Saúde disse que o município não tem doses de vacina que vencem até o dia 30 de abril.

A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde havia publicou nessa quarta-feira (17/), uma nota técnica na qual aponta uma estratégia temporária para vacinação contra dengue das doses com validade até 30 de abril de 2024. Dessa forma, a pasta decidiu liberar a ampliação das faixas etárias no Sistema Único de Saúde (SUS).

As vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos. Contudo, a ampliação da faixa etária ficará a critério dos próprios municípios que tiverem doses sobrando.

O público-alvo da ação na capital continua sendo crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. Para receber o imunobiológico, elas devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar a caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF.A campanha de vacinação contra a dengue na capital começou no dia 29 de fevereiro, após o município receber 7 mil doses do imunobiológico.

A Qdenga (TAK-003) é vacina contra a Dengue disponibilizada em todo o país pelo Ministério da Saúde. É um imunizante desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.