Saúde e Bem-estar

Atendimento psicológico é oferecido gratuitamente em UBS’s

Serviço é destinado a atender pessoas com questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão e ansiedade

Iniciaram nesta segunda-feira, 9, as ações voltadas à campanha do ‘Janeiro Branco’, em alusão à saúde mental. A programação especial reforça os cuidados e prevenção ao adoecimento emocional.

Para atender pessoas com questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão e ansiedade, Boa Vista oferece psicoterapia em 16 das 34 UBS’s.

A Prefeitura também disponibiliza os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) para pacientes com transtorno severo, grave ou persistente, como problemas neurológicos, Transtorno do Espectro Autista e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pricumã, a médica especialista em medicina da Família, Elizabeth Salás, realizou uma sala de espera com os pacientes que aguardavam atendimento. Ela ressalta que da mesma forma que o corpo, a mente precisa de cuidados.

“Quando percebemos que algo não está bem com as nossas emoções, precisamos buscar ajuda, nos conscientizar que esses sofrimentos têm tratamento e podem ser prevenidos quando os riscos são percebidos”, orientou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões da vida e trabalhar de forma produtiva. O Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas e é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

A dona de casa Maria Virgínia Cariaco participou da palestra e ela conta que pretende cuidar da sua saúde mental. “Vim marcar uma consulta e não sabia o quanto é importante cuidar da mente para o corpo também estar bem,” disse ela.

Programação

Durante o mês de janeiro, as UBS’s intensificarão as ações voltadas à saúde mental para a população em geral e servidores públicos das próprias unidades. Haverá palestras, distribuição de materiais informativos, panfletos, cartazes, compartilhamento de vídeos com a temática nos grupos de trabalho e dinâmicas de grupo.

Nas palestras, entre os temas abordados serão: “Saúde Mental importa”; “Burnout e Saúde Mental com profissionais de Saúde”; “Promovendo saúde Mental na gestação”; “Desafios Maternos”; “Cuidando de mim”; e “Equilíbrio entre a mente e o corpo”.