O vice-prefeito Marcelo Zeitoune (PL) afirmou nesse domingo (21) que está preparado para assumir a Prefeitura de Boa Vista se o prefeito Arthur Henrique (MDB) decidir disputar o Senado nas eleições de 2026 pelo PL. A declaração foi feita durante o programa Agenda da Semana, da Folha FM (assista ao programa completo ao final da reportagem).
“Me sinto, sim, preparado. Lógico que uma andorinha só não faz verão. Tenho uma equipe”, declarou. “Meus planos sempre foram pra curto prazo. Sempre deixei Deus me guiar e ele sempre me levou a lugares onde eu poderia contribuir. Sei que não vai ser fácil, é uma cidade com 470 mil habitantes de Estado muito isolado do restante do Brasil, mas vai ser um desafio muito grande. Acredito que vai dar certo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Arthur no Senado
Como presidente estadual do PL, Zeitoune esclareceu que a candidatura de Arthur ao Senado ainda não está definida.
“Existe essa possibilidade. Se me perguntar se gostaria [disso], lógico que gostaria, mas depende de conversa, da conjuntura”, declarou, lembrando que o prefeito se filiará ao PL em outubro.
Ademais, ele ressaltou que a decisão do prefeito vai depender da ex-prefeita Teresa Surita (MDB) em decidir se vai concorrer ao Senado ou ao Governo. Segundo Zeitoune, Arthur a apoiaria em qualquer cargo, por razão de lealdade.
Senado
Marcelo Zeitoune também esclareceu que o convite para o deputado federal Nicoletti (União Brasil) se filiar ao partido será para disputar a reeleição, embora o parlamentar tenha se colocado nos bastidores para brigar pelo Senado.
Por fim, Zeitoune descartou que o atual cenário excluiria, do grupo político que integram, a possibilidade de Romero Jucá (MDB) tentar voltar ao Senado. Ademais, disse não haver conversas para que o ex-senador dispute o cargo de deputado federal.
“São duas vagas. Depende da conjuntura, mas o campo está aberto, não tem nada definido ainda. Não [houve rompimento entre Arthur e Romero]”, disse.
Deputado federal
Zeitoune revelou negociações para lançar para deputado federal o ex-deputado Luciano Castro e o ex-juiz federal Helder Girão Barreto, que disputou o Senado em 2022. O presidente estadual do PL também afirmou que Nathália Cortez, esposa de Arthur, seria “muito bem-vinda” no partido, mas não confirmou a possibilidade, tampouco se ela disputará uma cadeira na Câmara. “Seria um nome fortíssimo, é bom que iriam os dois pra Brasília juntos”, pontuou.
Deputado estadual
Para deputado estadual, o PL deve apostar na reeleição de Armando Neto (PL). Além disso, o partido conversa com outros cinco parlamentares estaduais para montar a nominata de 2026. A meta da sigla é conseguir quatro cadeiras na Assembleia Legislativa (ALE-RR). Zeitoune antecipou que o deputado Lucas Souza (PL), sobrinho do governador Antonio Denarium (Progressistas), deve deixar a sigla por alinhamento com o grupo governista.
Secretaria de Saúde
Como secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune destacou a previsão de inaugurar a primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Boa Vista em até um ano e meio, no bairro União, na zona Oeste da capital.
Ademais, anunciou para até o final deste ano a entrega da reforma das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Délio Tupinambá (Nova Cidade), Mariano de Andrade (Caranã) e Santa Tereza, e da construção do CER (Centro Especializado em Reabilitação). Zeitoune também disse que a Prefeitura vai construir duas UBSs nas vilas Passarão e Truaru, na zona rural.
Por fim, disse que, atualmente, a Prefeitura trabalha em um projeto para garantir mais médicos especialistas na rede municipal, por meio da telemedicina, com convênio com instituições públicas e privadas como o Hospital Albert Einstein, de São Paulo.