Política

Vice-governador responderá ação penal

"Defender Roraima custa caro" diz Quartieiro em sua defesa

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra o vice-governador de Roraima Paulo César Justo Quartiero.

A denúncia se refere à questão da Raposa Serra do Sol, quando o atual vice-governaor e recusou a sair de suas terras sem luta.

“Defender Roraima custa caro. Eu estive essa semana com o Ministro da Justiça denunciando o ativismo politico do Ministério Público Federal em relação aos índios e as ONG´s e agora estou sofrendo essa represália. Nossa Amazônia está dominada e temos apenas 20% de nosso território comandado por Brasileiros. O restante está nas mãos dos que tem interesse nas terras indígenas. Mas sou Brasileiro e sempre vou defender meu país”, disse o vice-governador.

Segundo o MPF, cerca de nove anos atrás, em maio de 2008, durante o processo de demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol, ele teria em um dos embates por conta da saída dos não índios da Raposa, usado armas de fogo utilizadas nos protestos contra a demarcação, que abrangia as fazendas Depósito e Providência, de propriedade do vice-governador.

A confusão teria ocorrido durante a desocupação das fazendas, quando um grupo de indígenas começou a construir uma comunidade, entre os igarapés Raposa e Tracajá, local que era parte da fazenda Depósito.

Os índios que ocupavam a área teriam sido atacados com tiros e bombas de fabricação caseira, o que ocasionou ferimentos em cerca de onze indígenas. Ele foi denunciado por suposto uso de armas de fogo, bombas caseiras e tentativa de homicídio.