Política

Justiça concede liberdade para 11 investigados

Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liberdade provisória para os investigados

Ministro Reynaldo Soares da Fonseca da quinta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liberdade provisória para Guilherme Campos, filho da ex-governadora Suely Campos, estendendo os efeitos da decisão a mais 10 investigados na operação Escuridão.

Serão libertados do Comando da Capital, os investigados Renan Bekel, João Kleber Siqueira, Ronan Marinho, Guderian Pacheco, Cloves de Castro, Josué dos Santos Filho, Breno Lampert, Weslley Gomes e Marco Antônio Rodrigues.

Guilherme Campos foi preso preventivamente no dia 29 de novembro na “Operação Escuridão”, em que se investiga uma suposta organização criminosa voltada para a prática de crimes de corrupção ativa e passiva no sistema prisional de Roraima.

A Justiça atribui a Guilherme “a suposta propriedade oculta em uma empresa que mantinha contrato com o Governo de Roraima para fornecimento de alimentação ao sistema carcerário”.

O CASO – Além de Guilherme Campos, outras dez pessoas foram presas na Operação Escuridão, entre eles dois ex-secretários de Justiça e Cidadania, Josué Filho e Ronan Marinho, e o deputado estadual eleito Renan Filho (PRB).

A prisão foi decretada pelo desembargador Jefferson Fernandes da Silva, do Tribunal de Justiça de Roraima. O caso foi parar na segunda instância estadual porque Ronan Marinho era chefe da Casa Militar do Governo e possuía prerrogativa de foro à época das investigações da Polícia Federal.