Política

PP define cenário eleitoral em convenção na sexta-feira

O partido da governadora Suely Campos será o último a fazer convenção e espera reunir milhares de filiados

O Presidente regional do Progressistas, deputado federal Hiran Gonçalves, definiu a data para a realização da Convenção Estadual da sigla: 3 de agosto, sexta-feira. O evento ocorrerá das 13h às 19h, no forródromo do Parque Anauá. O Progressistas será o último grande partido a realizar sua convenção em Roraima, pois os partidos têm até o dia 5 de agosto para definirem seus candidatos. No PP, a disputa pelo Governo de Roraima deverá ser encabeçada pela governadora, Suely Campos, que tentará reeleição.

Em conversa com a Folha, Hiran Gonçalves explicou que até o momento ainda não foram definidas as coligações de forma definitiva para acolher da melhor forma possível os candidatos do partido que vão concorrer às eleições estaduais.

De acordo com o PP, a expectativa é “eleger uma grande bancada e escolher os candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador e governador” que melhor representem o partido, além de definir de forma definitiva as coligações. O partido ainda negocia alianças tanto na majoritária quanto nas proporcionais.

“Nós ainda estamos tentando construir duas coligações proporcionais e a minha posição é de que se forem boas para mim, tudo bem, e se não forem eu ainda vou ver o caminho que eu tenho que tomar. Por enquanto, todos estão muito empenhados em construir coligações que deem oportunidade de nós fazermos dois [deputados] federais em cada uma delas. É o que tentamos construir”, afirmou.

Atualmente o PP tem quase 4 mil filiados no Estado. Para a majoritária, pode fechar alianças com o PR, PRTB, PT, PDT, PCdoB, Podemos e Patriotas. Mas na negociação para as alianças proporcionais, as conversas do partido tomam rumo diferente e nem mesmo Hiran Gonçalves ainda definiu a que cargo pode concorrer e afirmou que decidirá antes da convenção se sairá candidato a deputado federal ou a senador, o que inviabilizaria uma coligação com o PR de Luciano Castro. “Ainda não tem nada definido e estou analisando, é preciso ver se o eleitor também quer isso, qual é a opinião do eleitor em relação a essa mudança e eu tenho até sexta-feira para definir minha posição”, concluiu.