Esporte

Vice na Copa Pacífico, Joan Penaloza chega a RR com direito a carreata

Colombiano radicado em Roraima foi recebido no Palácio do Governo pelo secretário chefe da Casa Civil, Flamarion Portela

O vice-campeão da Copa Pacífico de Águas Abertas, Joan Penaloza, chegou a Boa Vista na manhã desta quinta-feira (11), após quase dois dias de viagem do Equador a Roraima. O colombiano naturalizado brasileiro e radicado em Roraima liderou uma carreta em cima do carro do Corpo de Bombeiros até o Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo estadual.


Carreata em homenagem a Joan Penaloza (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

Policiais militares do Giro (Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva) acompanharam o veículo dos bombeiros para garantir a segurança. Na frente do Palácio, o atleta foi recebido pelo secretário chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, que disse que o governador Antonio Denarium (Progressistas) não fez a recepção por estar em Brasília.


Colombiano radicado em Roraima foi recebido no Palácio do Governo pelo secretário chefe da Casa Civil, Flamarion Portela (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

Penaloza mora há seis anos em Boa Vista, treina desde 2018 no Sinpol (RR) e se tornou o primeiro atleta de Roraima a ir ao pódio da Copa Pacífico – é ainda o primeiro nadador do Estado a disputar uma travessia do torneio continental. “Agora é o momento da felicidade, da recepção devido ao resultado que ele colheu lá nessa prova internacional”, destacou o técnico Silvio Monteiro, que diz acreditar que Penaloza vai disputar a prova de cinco quilômetros do Mundial Júnior, em setembro, “em alto nível”.

Após 11 dias longe do filho, a mãe Anggie Milena Penaloza não escondeu a emoção pelo reencontro e pelo título de Joan Penaloza. “Estávamos muito acostumados a estarmos juntos, estranhei muito, mas fiquei muito feliz, muito orgulhosa do meu filho. Muito emocionada por ele, pelo espetáculo, pela conquista dele. Sempre acreditei nele e sempre falava pra ele e pros meus outros filhos que eles nasceram para serem grandes”, declarou.


Família recebe Joan Penaloza em Boa Vista (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

Joan Penaloza se disse feliz pela recepção, mas também lamentou por ter perdido a travessia da Copa Pacífico na reta final. “Pra mim foi um pouco difícil, porque água gelada, clima gelado. Na hora da aceleração final, não tava com muita energia. Pros outros, a água estava normal, quente, mas pra mim estava fria. Teve muita diferença”, revelou ele, que prometeu treinar ainda mais forte que os adversários do Mundial. “É na hora da fogueira que se vê a fumaça”.

O atleta do Sinpol vai se apresentar no dia 8 de setembro à seleção brasileira para disputar o Mundial. Antes, o nadador vai competir na travessia do Troféu Flávio Monteiro, em Boa Vista, e na etapa de Palmas do Campeonato Brasileiro de maratonas aquáticas.

Veja os melhores momentos da carreata