Esporte

Sinpol-RR defende liderança do Brasileiro e mira Copa do Brasil no DF

4ª Etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas 2021 ocorre nesta sexta (17) e sábado (18), no Lago Paranoá, em Brasília

Os roraimenses estão buscando fazer bonito em meio adrenalina nas frias águas candangas do Lago Paranoá, em Brasília (DF). Trata-se da 4ª Etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas 2021, que ocorre nesta sexta-feira (17) e sábado (18), a partir das 8h. A delegação da equipe Sinpol-RR, com nove atletas e quatro integrantes da comissão técnica desembarcaram na noite desta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Brasília.

Após as etapas de São Luis (MA) Salvador (BA) e Palmas (TO), a equipe infantil 2, com os atletas macuxis Joan Penaloza, João Toti e Kamilli Carvalho irão defender a liderança de competição nacional: Em provas de 10 km e 5 km. A Sinpol-RR lidera o Ranking do Campeonato Brasileiro da categoria com 344 pontos, 109 pontos à frente da Equipe Aventureiros do Mar (RJ). Na categoria júnior, o roraimense Nenzo Gomes também briga por medalhas.

Pela Copa do Brasil, as bolas da vez são dos roraimenses: Flávio Monteiro (sênior A), Everaldo Kallebe (júnior), Emily Rabelo e Ariadne Gomes (juvenil) e Jorge Gomes (petiz 2). Irão disputar provas de 2,5 km e 5 km.

O técnico da delegação roraimense Sílvio José Ferreira Monteiro, 59, garantiu apostar no material humano que tem em mãos. Ele acredita que o infantil consiga defender a liderança e que os demais atletas tragam medalhas ou conquistem pódio na Copa do Brasil. Porém, aponta a baixa temperatura das águas frias do Distrito Federal como principal inimigo.

“Estamos preparando esses atletas fisicamente e psicologicamente para uma prova desse tipo. Um lago muito ondulado e com muito vento. Uma prova muito dura e de longa distância. Eles têm que ter preparo para uma prova de 2h ou 2h30. Por isso participamos do Rei e Mar no RJ. Estávamos atrás de manter prestação em água mais fria. Chegaram aqui no DF e acharam a água mais quente que no Rio. Esse era nosso objetivo. A gente espera um grande resultado hoje aqui”, explicou Sílvio Monteiro.