Esporte

Roraimense vence 1ª importante competição após se mudar para os EUA

Enzo Botinelly venceu cinco lutas, sendo quatro por finalização, para subir no lugar mais alto do pódio de sua classe

Morando desde novembro nos Estados Unidos, o roraimense Enzo Botinelly, de 17 anos, foi campeão do Aberto Internacional de Houston, realizado no estado americano do Texas. O título na categoria adulta peso leve (até 76 quilos) foi o primeiro importante conquistado pelo faixa azul, desde que ele se mudou para o País.

O lutador da academia Gracie Barra venceu cinco lutas, sendo quatro por finalização, para subir no lugar mais alto do pódio de sua classe, que reunia 26 atletas. Na final contra Taro Max Honjo, o roraimense precisou aplicar um estrangulamento nas costas do oponente para sair com a vitória no torneio promovido pela IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro)

“Foi uma luta bem difícil, senti o meu oponente bem forte, mas consegui colocar o meu jogo em prática. Tava bem confiante pra pegar o ouro e deu tudo certo”, declarou à Folha.

“Foram lutas difíceis, mas eu tava muito bem preparado, com muita confiança no meu time, nos treinos que eu faço aqui. Então, foi só resultado da minha dedicação e todo o suporte que tenho do meu time, da minha equipe, do meu pai”, avaliou.

Botinelly se mudou para os Estados Unidos para viver na cidade de Upland, no estado da Califórnia, com o desafio de viver um crescimento na vida pessoal e na carreira profissional. “No Brasil, já não tava tendo a mesma intensidade de treino que eu precisava ter pra poder competir no alto nível. Mas aqui eu tou tendo tudo isso, estou sendo valorizado como atleta, tendo treinos muito intensos e a prova tá aí, com esse novo titulo em Houston”, explicou.

Na carreira, o roraimense tem diversos títulos, como o tricampeonato sul-americano, o bicampeonato brasileiro, o tricampeonato pan-americano e os títulos do Mundial Profissional de Abu Dhabi e do International Kids.

*Por Lucas Luckezie