Esporte

Roraimense Rafaela Silva estreia contra heptacampeã irlandesa no Mundial

Técnico e pai de Rafinha reconhece o favoritismo da oponente, embora acredite num triunfo da filha, que é a atual campeã brasileira juvenil e campeã mundial escolar

A pugilista roraimense Rafaela Silva, de 18 anos, vai estrear no Campeonato Mundial Juvenil de Boxe nessa sexta-feira (17), em Alicante, na Espanha. A atleta da América Champion (RR) terá, de cara, uma dura adversária: a heptacampeã irlandesa de base e campeã europeia escolar Yasmin Meredith, da academia Corinthians BC (IRL).

O técnico e pai de Rafinha, Ronaldo Silva, reconhece o favoritismo da oponente, embora acredite num triunfo da filha, que é a atual campeã brasileira juvenil e campeã mundial escolar. “Tem que haver um bom embate para ela poder ganhar da Rafinha também, que está numa boa fase, está confiante. São duas pedreiras. Se a Irlanda é pedreira pra nós, o Brasil também é pedreira pra ela. Estamos confiante na vitória”, avaliou.


Brasil tem três atletas na delegação: Nicole Vitória, Rafaela Silva e Ricardo Cândido, além do técnico Amonio Silva (Foto: Divulgação)

Ronaldo destacou que a preparação para o Mundial tem sido diferente da realizada para a Copa Boxam Juvenil, torneio preparatório para a competição mundial da qual Rafinha foi vice-campeã em outubro passado. “A gente custou um pouco pra botar ela em forma, por causa do colégio, porque ela precisava colocar as matérias em dia e não treinava. Dessa vez, ela pôde treinar”, explicou.

Rafinha declarou à Folha que a adversária não lhe assusta. “Eu tou bem confiante, estou bem treinada, estou bem preparada. Da última competição pra cá, venho treinando bastante e focando bastante onde eu deveria corrigir. Estou pronta pra enfrentar o combate com qualquer uma que vir, a vontade de vencer que faz toda a diferença”, disse.

Em entrevista concedida em agosto ao site irlandês Irish Boxing, Yasmin Meredith evitou de falar sobre possível favoritismo, ao dizer que concentraria suas atenções em uma luta de cada vez, tendo em vista a experiência que viveu no europeu escolar, cuja vitória sobre Robyn Kelly de Ballynacargy, por decisão dividida dos juízes (3 a 2) na final, não foi bem aceita por ela.


Yasmin Meredith em entrevista a site irlandês (Foto: Reprodução)

“Estou pensando primeiro no primeiro round, e então pensarei sobre o segundo e o terceiro, porque o que aconteceu no Europeu, eu acho que um grande golpe como esse seria muito pior”, declarou.

Quem vencer a luta, válida pela categoria leve (até 60 quilos), vai enfrentar a ganhadora do duelo entre Tamara Kubalova (Eslováquia) ou Anna Aleksandra Cyrek (Polônia) – que se enfrentam na preliminar – e Paige Robinson (Austrália).