Esporte

Nadador de Roraima é vice-campeão de prova que une travessia e corrida

Quando deixou a água, Joan Penaloza liderava o percurso e passou o “bastão” para o companheiro de dupla, Ocivam Santos, que encerrou com três quilômetros de corrida na praia

O nadador Joan Penaloza foi vice-campeão geral da prova de duplas do Aquathlon Naval nesse domingo (6), na praia da Ponta Negra, em Manaus. O evento é organizado pelo primeiro Batalhão de Operações Ribeirinhas da Marinha do Brasil.

Colombiano radicado em Roraima, o atleta do Sinpol (RR) competiu, nesta ocasião, pela equipe Aquática Nobre (AM). Na competição, ele completou a etapa de um quilômetro de travessia, cujo percurso triangular incluía uma volta no Rio Negro.

Quando deixou a água, o atleta de Roraima liderava o percurso e passou o “bastão” para o companheiro de dupla, Ocivam Santos, que encerrou com três quilômetros de corrida na praia. Os dois foram vice-campeões com o tempo de 28min15seg.

Embora a prova de quilômetro não seja sua especialidade, uma vez que compete em travessias de cinco, sete e meio, e dez quilômetros, Joan Penaloza participou da prova por indicação do técnico do Sinpol, Silvio Monteiro, para que o atleta se mantenha competitivo e pela amizade de longa data que o professor mantém com os organizadores.

“O grande objetivo dessa competição é manter o atleta em atividade. Em novembro, não vai ter mais nenhuma competição de maratona aquática. E no dia 4 de dezembro, tem a última etapa do Campeonato Brasileiro em Salvador”, explicou Monteiro.

Nesta temporada, Penaloza foi vice-campeão do torneio continental Copa Pacífico e sétimo colocado com o revezamento brasileiro na mesma competição, além de ter ficado em 23º lugar no Mundial Júnior e em nono com o revezamento do Brasil na disputa. Ele também foi bicampeão do Rio Negro Challenge (provas de quatro e seis quilômetros) e do Troféu Silvio Roberto Monteiro e Flavio Monteiro (percursos de três quilômetros).