Esporte

Heptacampeão da Copa Brasil e pai recebem maior comenda da ALE-RR

Treinado por Silvio Monteiro, Flávio Monteiro foi o único de Roraima a disputar uma seletiva para o Mundial da modalidade (Troféu Brasil)

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) homenageou nesta quarta-feira (14) o técnico Silvio Monteiro e o filho nadador Flávio Monteiro, dois dos maiores nomes da maratona aquática roraimense, com a comenda Orgulho de Roraima.

Heptacampeão da Copa Brasil e único de Roraima a disputar uma seletiva para o Mundial da modalidade (Troféu Brasil), Flávio foi formado pelo pai, que mantém a fama de treinar promessas da modalidade – exemplo do colombiano radicado em Roraima, Joan Penaloza, vice-campeão da Copa Pacífico de 2022, uma das principais competições sul-americanas. Neste ano, ele se tornou o primeiro atleta local o disputar o Mundial Júnior.

“Tou emocionado desde que me avisaram que receberia a homenagem, assim como minha família, minha equipe e os atletas, impressionados por esse reconhecimento […]. A gente olha pra trás e vê que cada competição, braçada e treino valeu a pena”, declarou Silvio Monteiro.


O técnico do Sinpol, Silvio Monteiro (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), Ednelma Ribeiro Veras, também foi homenageada, mas pelos serviços prestados como primeira-tenente da Polícia Militar.

Ao todo, mais de 100 personalidades locais receberam a honraria mais importante concedida pelo Poder Legislativo, indicadas por 13 deputados. Entre eles, estão fotógrafos, empresários, pesquisadores, policiais, bombeiros, políticos e secretários estaduais, como André Fernandes (Justiça e Cidadania).


O secretário estadual de Justiça e Cidadania, André Fernandes, é homenageado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Das homenagens póstumas concedidas, estão as destinadas ao policial Derly Luis Vieira Borges – que inclusive possui um colégio militarizado com o seu nome -, e à fotógrafa France Telles.

Por sua vez, o procurador-geral de Contas, Paulo Sérgio de Sousa, e o reitor da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Régis Freitas, foram reconhecidos como cidadãos beneméritos.

Para o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), é uma satisfação da Casa conceder as honrarias. “O critério para conceder a comenda é simples. É aquela entidade que nos orgulha, que faz em prol da sociedade roraimense, do próximo  alguma ação social, coletiva, individual, que orgulha o Estado de Roraima, orgulha a nossa gente”, explicou.