Esporte

FRF cobrará 1 kg de alimento durante o Estadual

Toda a arrecadação será destinada a instituições de caridade do Estado, e será distribuída ao final do primeiro turno

Na presença de dirigentes e representantes de Baré, GAS, Náutico e Rio Negro – com exceção do Atlético Roraima, que não compareceu à reunião – o presidente do São Raimundo, Sérgio Carvalho, apresentou na manhã desta quinta-feira, na sede da Federação Roraimense de Futebol (FRF), uma proposta para a entidade cobrar um quilo de alimento não-perecível aos torcedores que prestigiarem os jogos do Campeonato Roraimense.
Por unanimidade, a ideia foi aprovada, e a medida já vale para a terceira rodada, que será neste sábado, 4, quando dois jogos dão continuidade ao Estadual. Segundo Carvalho, esta é “uma forma de atrair o público”, apesar de a entrada ser gratuita nos últimos anos.
Tudo que for arrecado será destinado a instituições de caridade do Estadual, sendo distribuído ao final do primeiro turno.
OUTROS ASSUNTOS – A princípio, a FRF havia convocado os seis times do Estadual para passar orientações. No encontro desta quinta, o presidente Zeca Xaud ressaltou que o Tribunal de Justiça Desportiva de Roraima (TJD-RR) está de olho no Estadual. Sendo assim, o jogador e o clube que transgredir o regulamento pode ser punido e até ser multado.
A orientação foi feita depois que jogadores dos primeiros jogos de sábado e de terça permaneceram no estádio para assistir à partida em seguida, e alguns teriam reclamado de membros da arbitragem e, consequentemente, os xingado. Xaud avisou que o TJD pode identificar o jogador que transgredir a norma, e puni-lo. 
Em quaisquer estaduais, também é comum treinadores chamarem palavrões durante o jogo. É outro fator que pode entrar na mira do tribunal. “Treinador que chamar palavrão possivelmente vai ser expulso”, disse Xaud, na reunião.
RODADA – Neste sábado, às 17 horas, o Rio Negro encara o Baré, e, às 19h15, o São Raimundo enfrenta o Náutico.
No primeiro jogo, o Rio Negro aposta numa vitória sobre o Baré para se reabilitar na competição, já que perdeu por 4 a 0 para o São Raimundo, na estreia, e ocupa a quinta posição na tabela.
O Colorado, por sua vez, encara a partida como uma oportunidade para decolar na tabela. Depois de vencer a estreia contra o GAS, por 1 a 0, a equipe está na vice-liderança, com três pontos – à frente do Náutico, também com três -, já que não sofreu nenhum gol.
No jogo de fundo, Mundão e Alvirrubro fazem o confronto mais importante da rodada. São exatamente os dois times que se revezam na conquista de títulos roraimenses nos últimos três anos.
O São Raimundo, líder, com três pontos, e que não levou gol, busca decolar ainda mais e se manter na ponta. Já o Náutico, em terceiro, com três pontos, por ter sofrido um gol, quer vencer para tentar alcançar a liderança.
ARBITRAGEM – O árbitro Zacarias Santiago é quem apitará o duelo entre Rio Negro e Baré. Ele terá como assistentes Gean Carlos Menezes (1) e Márcio Santos (2). A quarta árbitra será Edineuma Veras.
Já no jogo entre São Raimundo e Náutico, quem comandará é o árbitro Yungo Paiva, com os assistentes Nilton Pereira (1) e Fabrício Dias (2). O quarto árbitro será Elielton Souza.
ENTENDA O REGULAMENTO – Em caso de desempate na pontuação do Estadual, os seguintes critérios são levados em conta: 1º confronto direto; 2º menos gols sofridos; 3º maior saldo de gols; 4º sorteio.