Esporte

Evangelina de RR representa no Brasileiro de Powerlifting:

Competição ocorre nos dias 17 a 20 fevereiro, em São Bento (RS)

O estado de Roraima estará muito bem representado no Campeonato Brasileiro de Powerlifting, que ocorrerá entre os dias 17 à 20 de fevereiro, na cidade de São Bento do Sul (SC). A atleta Evangelina Ana da Silva Santos, de 42 anos, representa a academia Galpão do Moisés e estará presente na competição para disputar a categoria até 84 kg Open e Master 1.

Natural da capital Boa Vista, Eva, como é conhecida, tem se dedicado bastante para a competição. Eva contou que possui como meta conquistar um lugar no pódio. A atleta é treinada atualmente por Ana Rosa Castellain.

“Minha motivação diária poder melhorar meu desenvolvimento e crescimento pessoal no esporte, pois sonho em conquistar uma vaga no mundial. Quero primeiramente colocar em prova tudo que desenvolvi ao longo do período de treinamento, em segundo, brigar por uma posição no pódio, pois as convocações para os campeonatos internacionais são entre os três melhores colocados”, declarou Eva.

Powerlifting – o que é e como funciona

O Powerlifting foi oficialmente reconhecido como esporte em 1960, e somente treze anos depois foi fundada a primeira federação internacional, a International Powerlifting Federation (IPF). O Powerlifting é um esporte de força. Seu objetivo é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos pelos quais a modalidade é composta, sendo eles o movimento de agachamento, supino e o peso morto.

Todas as competições oficiais deste esporte adotam o sistema de rounds. Neles, os atletas da mesma categoria de peso são organizados em grupos e todos dispõem de três tentativas de levantamento no movimento de agachamento, seguido pelo supino e terminando com o movimento de peso morto. A soma, do melhor levantamento válido de cada disciplina, determina o vencedor de cada categoria.

Trajetória vencedora

Eva não está em sua primeira participação no esporte, na verdade, a atleta possui um histórico vitorioso no esporte. Em 2020, a atleta foi campeã brasileira e estadual com performances simplesmente incríveis. Apesar de se dedicar ao esporte, Eva é formada em Educação Física e atualmente estuda Saúde e Segurança no Trabalho, e para ela, é nos momentos em que coloca seu vigor a prova que pode se sentir realmente desafiada.

“No Powerlifting só sabemos do nosso desempenho quando estamos com a barra nas costas (agachamento), embaixo (supino) ou com ela nas mãos (levantamento). Aí sim colocamos em prova todo o treinamento física e mental. Espero que eu possa representar bem o estado, estou me desafiando a vencer meus limites”, destacou Eva.