Esporte

Enzo Botinelly é tricampeão sul-americano de jiu-jítsu

Afastado das competições desde 2019, lutador venceu os três adversários que enfrentou, na disputa da categoria meio-pesado da classe Juvenil 1, e manteve invencibilidade de quase dez anos

O roraimense Enzo Botinelly, de 15 anos, se sagrou tricampeão sul-americano de jiu-jítsu neste sábado (21), no Rio de Janeiro. A competição marcou a estreia do atleta da Academia Gracie Barra na faixa azul.

Afastado das competições desde 2019, por causa da pandemia, o lutador venceu os três adversários que enfrentou, na disputa da categoria meio-pesado (até 74kg) da classe Juvenil 1: Carlos Leonardo da Silva Ignácio nas quartas de final; Lucas Bernardino dos Santos na semifinal; e Leonardo Rebolças na final.


Roraimense Enzo Botinelly subiu no lugar mais alto do pódio neste sábado (Foto: Divulgação)

“A gente ficou o ano de 2020 praticamente todo sem treinar, sem ter competições, sem poder viajar, e acabamos ficando sem ritmo de competição, que é muito importante. Além disso, ainda peguei Covid praticamente na véspera do campeonato, mas eu confio muito no meu treino, no meu pai, na minha equipe, e a gente pôde fazer um bom trabalho aqui. Estou muito feliz pela vitória”, declarou o atleta roraimense.

Quem testemunhou as lutas de perto foi o pai e técnico de Enzo Botinelly, Elton Castro. “Ele fez três lutas duras contra os atletas”, disse.

“Os atletas estavam muito bem condicionados. A gente realmente percebeu que o nível da competição na faixa azul é bem mais pesado, bem mais forte. A gente vai se preparar cada vez mais pra chegar cada vez melhor”, garantiu Castro.


Enzo Botinelly é treinado pelo pai Elton Castro (Foto: Divulgação)

Invicto desde 2014, Enzo Botinelly tem diversos títulos no currículo, além do Sul-americano: coleciona o bicampeonato brasileiro (2018 e 2019), o tricampeonato pan-americano (2014, 2018 e 2019), o hexacampeonato roraimense, e os títulos do Mundial Profissional de Abu Dhabi (2017) e do International Kids (2018).