Esporte

Enzo Botinelly comemora conquistas de importantes títulos em 2019

O atleta sagrou-se tricampeão do Panamericano na Califórnia-EUA, bicampeão Brasileiro em São Paulo e bicampeão Sul-americano no Rio de Janeiro.

Com 14 anos de idade, Enzo Botinelly tem muito a que comemorar neste ano. Invicto desde 2014, o lutador de jiu-jítsu faixa verde, categoria super pesado teve uma temporada impecável de se guardar na memória e nos melhores álbuns de fotos. 

Em 2019, o atleta da Academia Gracie Barra teve resultados expressivos, além de manter sua invencibilidade em alta. Ele conta com apoio mais que especial de Elton Castro, que além de pai é treinador do lutador.

Nesta temporada o atleta conquistou títulos regionais, nacionais e internacionais. Enzo Botinelly sagrou-se tricampeão do Panamericano em competição realizada na Califórnia-EUA. O ano contou ainda com a consagração de bicampeão do Campeonato Brasileiro realizado em São Paulo e a faixa de bicampeão do Campeonato Sul-americano realizado no Rio de Janeiro.

Batemos um papo rápido com o atleta que comemorou os feitos e ainda falou do que espera para temporada 2020.

“Esse ano foi realmente muito bom, como vem sendo desde 2017 quando mais ou menos começou todo esse processo de competição. Desde lá vem o treinamento, planejamento de fortalecimento, dieta e tudo. Esse trabalho que a gente faz vem dando certo, trabalho bom que a gente confia que eu confio e vem dando resultado. Estou invicto mais de três anos e acabo ganhado confiança. Então a gente sabe que com o esforço o resultado vem”, contou o garoto super campeão.

“Claro que a gente cria uma expectativa, porque tem confiança né, já tem experiência também, mas sempre que eu entro ali pra lutar é sempre com cabeça no lugar e pé no chão e acaba dando certo”, acrescentou. 


Ano foi repleto de conquistas para atleta e treinador (Foto: Arte-Folha BV)

Agora com seus 14 anos, o garoto é detentor de vários títulos internacionais importantes. Perguntamos ao garoto o que ele ainda almeja conquistar. 

“Cada vez mais vai ficando difícil, cada vez tu tem que tá mais ligado, mais atento, treinar mais, realmente vai ficando mais difícil. Mas é isso, é sempre ter humildade saber que eu não sou o melhor, saber que eu tenho muito a evoluir, ainda tenho muito a que conquistar e ainda tem muitos lugares pra chegar. É ter cabeça no lugar, treinar e fazer o trabalho certo”, afirmou. 

Nos últimos anos Enzo Botinelly subiu no lugar mais alto do pódio dos principais eventos do país e do mundo. A invencibilidade vem desde 2014. De lá pra cá tem mantido o ritmo e demostrando uma grande evolução. O garoto falou do prazer em lutar jiu-jitsu e completou falando de seu sonho. 

“Ainda sou muito novo, apesar de todos os títulos, títulos importantes, mas acho que esse é só o começo da caminhada. Falta muita coisa pra conquistar ainda tem muita coisa que eu quero fazer dentro do esporte. Acho que meu sonho é continuar fazendo meu trabalho, fazer o que gosto de fazer, representando o Estado, trazendo títulos para cidade. Sempre procurar mais, sempre evoluir”, contou.

“Meu maior sonho hoje seria viver da luta, viver fazendo o que gosto e pra isso é esforço, trabalhar todos os dias pra que isso aconteça”, completou. 

Enzo Botinelly tem diversos títulos. Neste ano ele foi tricampeão Panamericano na Califórnia (2014, 2018 e 2019). Outra medalha de ouro na temporada foi conquistada em São Paulo no Campeonato Brasileiro dois anos consecutivos (2018 e 2019). O grito de bicampeão foi solto mais uma vez, só no Rio de Janeiro pelo Sul-Americano (2018 e 2019). Além disso, é hexacampeão de Campeonato Roraimense é campeão Mundial World Pro (Abu Dhabi – 2017) e campeão International Kids (Las Vegas – 2018).