Esporte

Com quatro atletas, Roraima participa das Paralimpíadas Escolares 2021

Estado tem representantes em duas modalidades, com três tipos de deficiência. Competição segue até 27 de setembro

A delegação de Roraima participa das Paralimpíadas Escolares de 2021 com sete pessoas, sendo quatro atletas e três membros da comissão técnica. O evento segue até 27 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Roraima tem representantes em duas modalidades, com três tipos de deficiência:

Natação

Luana Batista de Lima – classe S14 (deficiência intelectual)
Lucas Vinicius Monteiro Peres – classe S5 (deficiência física)
Kauã Gonçalves Santos – classe S8 (deficiência física)

Bocha

João Antonio Souza de Almeida – classe BC2 (paralisia cerebral)

Três atletas do grupo vão estrear nesta quarta-feira (24): Lucas Vinicius (50m livre) e Kauã Gonçalves (100m peito) na natação, e João Antonio na bocha. Luana Batista vai estrear só nessa quinta (25), nas provas de 100m costas e livre.

Para o professor Vinicius Denardin Cardoso, doutor em Esporte Paralímpico e chefe da delegação roraimense, a participação do estado na competição nacional “é um primeiro passo para o retorno do estado de Roraima ao cenário paralímpico nacional. O objetivo principal dessa participação é demonstrar as possibilidades do esporte para pessoas com deficiência no estado”, disse.

A cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares foram realizadas nessa terça-feira (23) e reuniu delegações de todo o país. O governador Antonio Denarium (Progressistas) e a primeira-dama Simone Denarium participaram do evento. “Estamos na torcida pelos nossos alunos-atletas. Que nesses dias eles possam desfrutar de grandes experiências”, disse o governador, que é pai de um atleta paralímpico.

A competição visa estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do Brasil, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.