Esporte

Campeonato homenageia o Dia Mundial do Skate 

Evento contará com ‘Stretão’ onde os skatistas usam as ruas da cidade como obstáculo

No dia 21 de junho se comemora o dia mundial do skate, o “Go skate Day”. A data foi criada em 2004 pela IASC – International Association of Skateboards Companies. Em Roraima, a data será celebrada com o torneio ‘Skate Day’ no próximo sábado, dia 18 de junho, na pista de Skate Tom Souza, localizado no complexo Ayrton Senna. 

A programação começa a partir das 15 horas com o ‘stretão’ com saída da loja KGN localizada na Av. Getúlio Vargas até a praça, em seguida, competições de best trick e Game of Skate. Os interessados devem pagar uma taxa simbólica de R$5 para se inscrever e poderão fazê-lo até o início da competição. 

O Street é como ficou conhecido o  popular skate de rua, onde os skatistas utilizam a arquitetura da cidade como obstáculos. Freestyle O skatista apresenta várias manobras em seqüência, geralmente no chão.  

De acordo com o skatista Pedro Henrique Braga, o evento será um ponto de encontro entre aqueles que praticam e admiram o esporte em Roraima.

“Teremos um ponto de encontro, passando pelas ruas de Boa Vista até chegar na Pista de Skate Tom Souza (em frente ao cinema), onde vai acontecer o campeonato em comemoração, além do torneio, haverá várias outras brincadeiras, o rolê partindo da loja começa às 15hrs e o campeonato na pista de skate, a partir das 16:30h deste sábado” reforça.

Pedro é skatista e compete em torneio já há alguns anos. “Eu posso dizer que o skate me libertou do preconceito que tinha comigo mesmo, abriu minha mente, Após isso comecei a ir pra rua, consecutivamente visitei a Skatepark Germano Sampaio no bairro Pintolândia e conheci muita gente que me ajudou a superar muitos dos meus obstáculos”, frisou o skatista.

Segundo ele, o evento é dedicado a toda família. “Nossa proposta é comemorar o dia Mundial do skate e aproximar a juventude ao esporte que ainda é muito desvalorizado no nosso estado” afirma.

Tom Souza

A pista de skate localizada na Praça Ayrton Senna leva o nome de Tom Souza, que faleceu ao ser atropelado por um caminhão quando tentava atravessar uma faixa de pedestres a caminho do trabalho. O acidente causou comoção devido à violência do trânsito.
Em seu túmulo, no Cemitério Campo da Saudade, bairro Centenário (zona Oeste) possui uma pista de skate, uma prancha (conhecida no meio do skate como shape) com asas de anjo.
Tom era reconhecido por seu trabalho como editor e agente cultural, além de praticar o skate e longboard, ele realizava campeonatos e eventos dedicados ao esporte.

Por Raísa Carvalho