Esporte

Campeão da Série C com o Vila Nova, jogador de Roraima fala sobre o título

O atacante Vanilson participou da campanha do título do time goiano e vê conquista como a mais importante de sua carreira

Vanilson de Lima Silva, 25 anos, atacante do Vila Nova, de Goiás, foi campeão da Série C do Campeonato Brasileiro deste ano. O que muitos torcedores roraimenses não sabiam, ou mesmo não lembravam, é que ele se criou em Roraima, mais precisamente no município de Caracaraí. No futebol local, defendeu as camisas de Progresso e Náutico. “Sou natural do Maranhão, moro em Roraima desde 1998, em Caracaraí, mas me considero um roraimense”, disse, em entrevista exclusiva à Folha.

Para ele, o título da terceira divisão foi o mais importante da carreira. “Além desses, eu já tinha ganhado, aqui em Roraima, o primeiro turno (do Campeonato Roraimense) pelo Progresso, em 2008, e ganhei a segunda divisão do Amazonense, pelo Manaus FC, em 2013”, destacou Vanilson.

O jogador foi contratado pelo Vila Nova em maio deste ano para compor o elenco na terceira divisão do futebol brasileiro. Ele chamou a atenção do clube depois de brilhar com a camisa do Novo Horizonte (GO), por onde marcou quatro gols em oito partidas da segunda divisão do Campeonato Goiano.

Na Série C, das 18 partidas do Vila, o roraimense atuou em sete, sendo quatro como titular e três como reserva, entrando durante a partida. Dos duelos que participou, seu time venceu dois, empatou dois e perdeu três. Ele não balançou a rede.

Vanilson viu do banco seus companheiros golearem o Londrina (PR), por 4 a 1, e reverterem a derrota fora de casa, na final da Série C. Além disso, sentiu uma das maiores emoções de sua vida, ao ver um “mar vermelho” de 40 mil torcedores no estádio Serra Dourada, em Goiânia, apoiando a equipe.

“Eu, desde 2008, quando comecei, nunca tinha sentido nada igual na minha vida. A torcida lá é diferenciada. A final teve 40.500 pessoas, se não me engano. Só quem viveu aquilo pode ter a noção de como isso é bom”, declarou.

O roraimense acabou de renovar seu vínculo com o Vila Nova para a disputa do Campeonato Goiano de 2016, que se encerra em maio. Na oportunidade, ele quer mostrar serviço para seguir no time e ajudá-lo a subir para a Série A do Brasileirão.

“Tentarei jogar para ser titular. Nas oportunidades que tive de jogar, tentei aproveitar o máximo. Acredito que o Goiano será a chance da minha vida”, declarou. “O projeto deles de subir à elite é muito bom. Com a torcida que têm, a estrutura, se manter esse trabalho sério, com certeza, vão subir para a Série A”, acrescentou.

Questionado sobre se o Vila é o melhor time que já jogou na carreira, ele não soube responder precisamente. “É difícil medir as dimensões, pois já joguei no Fortaleza (CE). Mas é um time de muita expressão, a torcida é muito grande. Pode-se dizer que é o time com maior expressão que já atuei.”

Ao contrário de muitos, Vanilson nunca foi atleta de base, e agarrou a primeira oportunidade como jogador no time profissional do Progresso, de Mucajaí, em 2008, e ajudou a equipe conquistar o turno inicial do Estadual.