Esporte

Atletas destaque de Roraima serão embaixadores dos Jogos Escolares

Competição contará também com quatro novas modalidades, incluindo ciclismo e futebol

A maior competição esportiva escolar de Roraima foi lançada na manhã desta segunda-feira (3). A 50ª edição dos Jogos Escolares de Roraima (JER) terá este ano quatro jovens atletas que estarão como embaixadores do JER, pelo bom desempenho em competições nacionais. 

Entre os embaixadores, está Alyssia Mourão, de apenas 13 anos. Ela conquistou medalha de prata em uma competição no Rio de Janeiro, competindo como ciclista. Esse ano, com a estreia da modalidade na competição, Alyssia espera que o esporte ganhe espaço em Roraima. 

“Eu espero que eu consiga incentivar algumas pessoas a andar de bike também. Porque aqui tem poucas pessoas da minha idade que praticam o esporte. E eu queria que tivesse mais gente para competir. Na minha categoria só tem eu, e eu estou competindo com os adultos, porque não tenho quem competir aqui”, contou.

No vídeo abaixo, Alyssia conta a história da medalha de prata que conquistou no ano passado. 

O evento foi direcionado aos gestores das escolas estaduais, explicando a programação e organização do programa. 

Quinquagésima edição do JER

Além dos embaixadores, também entram como novidade as quatro novas modalidades de competição: ciclismo, wrestling, futebol e badminton

Dinaildo Barreto, Diretor do Instituto Desporto no estado, falou sobre a importância da interação dos alunos com o esporte nessa fase escolar. 

“O objetivo dos jogos escolares é fazer com que esses meninos vivenciem, brinquem, se sintam leves, que se sintam realizados”, disse o entrevistado. “Porque nos  jogos escolares esses meninos acabam aprendendo culturas diferentes, né? E convivem com pessoas diferentes, de costumes diferentes e o intuito disso é fazer com que essas nossas crianças, com nossos atletas aqui. Então, assim, é uma vivência única”, acrescentou o entrevistado. 


Barreto é diretor do Instituto de Desporto no estado – Foto: Nilzete Franco/Folha BV

Ele destacou que a participação nos jogos escolares pode ajudar no desenvolvimento dos atletas, que chegam mais maduros e preparados para o futuro. “O atleta chega de lá com uma maturidade muito grande e alguns vão para o universitário, e assim ele já tem uma bagagem”, concluiu.

O secretário adjunto de Educação e Desportos, Semaias Alexandre, explicou que os Jogos Escolares são uma forma de promover a iniciação desportiva e identificar talentos para as etapas posteriores, além de ser um momento de congregação e disputa saudável. “Nós temos o princípio de uma grande festa, a iniciação desportiva. A partir dessas competições que você consegue identificar e estimular talentos pras etapas posteriores, mas pros nossos alunos é um momento de congregação, momento que vem de festa, de de encontro, de de reunião e também de disputa, uma disputa saudável, uma disputa coordenada e dirigida”, finalizou.


Secretário adjunto Semaias Alexandre em entrevista à Folha – Foto: Nilzete Franco/Folha BV