Esporte

Atleta de Roraima disputará Copa do Mundo na Itália

Alexandre Salomão irá compor a Seleção Brasileira de Tiro Esportivo – Tiro Prato no mês de julho em Lonato-ITA. 

Alexandre Salomão de Oliveira Wilt estará com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Tiro Esportivo que será realizada em Lonato na Itália nos dias 3 e 4 de julho. O roraimense de 41 anos da Associação Desportiva de Tiro Hubertus, estará junto aos melhores atletas do planeta em solo italiano no Tiro ao Prato, modalidade de fossa olímpica, pela categoria sênior. 

Atualmente, Alexandre Salomão é o quarto colocado em sua categoria no Campeonato Brasileiro 2019 da modalidade. Além disso, o atleta aparece na sexta colocação no ranking qualidade da CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) que representa seus resultados obtidos nas quatros provas no qual disputou. Na última etapa do Campeonato Brasileiro em Belo Horizonte-MG encerrou sua participação na segunda colocação. 

A competição internacional no qual os brasileiros disputam, serve como um parâmetro para medir a qualidade, mas, sobretudo, para dar ao Brasil uma vaga olímpica. O Brasil não é detentor de nenhuma vaga para as olímpiadas na modalidade, então, os campeonatos internacionais deste ano como a Copa do Mundo, Panamericano e demais campeonatos, são utilizados para esse fim. 

O esportista falou do sonho de estar em uma olimpíada, mas reconhece que não é fácil chegar lá. 

“Precisa que algum atleta do Brasil chegue a ganhar ou a ser Medalhista para conseguir uma vaga para os jogos de Tóquio [2020]. São dois desafios grandes e distintos: primeiro estar bem colocado no ranking nacional que tem grandes atletas nacional e segundo é conseguir que o Brasil consiga, um atleta do Brasil, eu, ou um outro, venha se destacar numa competição internacional e consiga essa tão sonhada vaga olímpica para o Brasil”, disse o atleta.  

Ele explica que para conseguir uma vaga olímpica é preciso passar por muitas dificuldades. “Primeiro o Brasil tem muitos atletas, atletas muito bons que estão treinando há vários anos, então, o primeiro passo é superar o atletas nacionais pra estar numa posição de destaque no ranking e ser merecedor da vaga nacional”, contou.  

O atleta que também é médico, treina e tenta conciliar sua vida profissional com o esporte. Os treinos ocorrem em Boa Vista, no clube Hubertus, localizado na BR 174 quilometro 21 sentido Manaus-AM.  

Na sua adolescência, o atleta sagrou-se vice-campeão Argentina-Brasil, e conquistou os títulos de campeão no Norte e Nordeste Júnior e campeão Brasileiro Júnior. Depois de quase 30 anos longe das disputas, veio o retorno em 2016 e de lá pra cá tem ficado nas melhores posições no ranking nacional de sua categoria.