Esporte

Amazonense filiada à federação de Roraima é campeã pan-americana de karatê

Ouro para o Brasil foi conquistado na modalidade kata (em que os atletas simulam técnicas de karatê sem contato físico) pela categoria Sub-14. Título é inédito para o karatê do Estado

Filiada à Federação Roraimense de Karatê (FRK), a atleta amazonense Laura Calado, de 13 anos, foi campeã pan-americana de karatê na noite dessa quinta-feira (25), na Cidade do México, no país mexicano.

O ouro para o Brasil foi conquistado na modalidade kata (em que os atletas simulam técnicas de karatê sem contato físico), pela categoria Sub-14, após ela obter, na final, a nota 24,06, décimos à frente da vice-campeã, a norte-americana Isabela Sanchez (23,9). O título na competição é inédito para o karatê do Estado.

A norte-americana Ella Vales e a canadense Cadence Truong completaram o pódio ao conquistarem o bronze.


Laura Calado sobe ao lugar mais alto do pódio da categoria Sub-14 (Foto: Divulgação)

No currículo, a carateca do Instituto Bushido de Karatê Shotokan (AM) possui outros dois títulos importantes: o Mundial Virtual 2021, criado durante o isolamento social da pandemia da Covid-19, e o Campeonato Sul-americano 2022, no Equador.

Para o presidente da FRK, Oberlan Jones, a conquista da amazonense filiada à entidade não diminui o mérito de Roraima. “Os atletas das associações do Amazonas filiados à FRK possuem o mesmo tratamento. Eles vestiram a camisa da FRK e carregam a bandeira de Roraima nas competições que participam”, explicou ele, ressaltando que o título é resultado do investimento da entidade e das associações ao apostar em técnicos da seleção brasileira e outros de renome nacional.

Nesse sábado (27), outra lutadora amazonense filiada à FRK vai tentar o título pan-americano, desta vez pela modalidade kumitê (em que há o combate físico): Jennifer Costa, da academia Fênix (AM), vai estrear na competição pela categoria voltada a atletas de 16 e 17 anos.