Vereadores falam sobre mudanças na base aliada da Câmara

As mudanças na base aliada municipal devem ser debatidas na sessão que ocorre na próxima quarta-feira, 19

Uma semana após o fim da eleição para governo, as articulações para a eleição para prefeito em 2024 começaram com força total com mudanças no secretariado municipal e agora na base aliada do prefeito Arthur Henrique (MDB) na Câmara Municipal de Boa Vista. 

A Folha conversou com os vereadores em busca de entender o que mudou nessa organização política da Casa e como essas modificações vão influenciar a governabilidade do prefeito. 

O vereador Ruan Kenobby explicou que uma base mais sólida na Câmara aumenta diálogo entre o Executivo e o Legislativo, o que trará maiores benefícios para a população.

“Foi uma decisão que eu tive que tomar pois meu mandato sempre fiscalizou o município de Boa Vista de uma forma muito rigorosa, mas me senti na obrigação de ajudar o prefeito em questões primordiais pro nosso município que precisam ser resolvidas o mais rápido possível e é isso que move a gente. Então eu quero que essa aliança dê muito certo, não tive uma conversa prévia com o Prefeito, tomei essa decisão de coração e espero ter um resultado rápido e expressivo na ponta de resolução de problemas cotidiano da nossa sociedade”

Sobre o relacionamento com o governo Ruan Kenobby foi bem explícito.

“Desejo que o Governador faça uma boa gestão porque a população do estado de Roraima merece mas não tenho mais relação nenhum nem com o governador e nem com ninguém que faça parte desse governo”
 
Parlamentares

Para o vereador Ítalo Otavio, cada um dos vereadores entende suas demandas, seus critérios e seu modo de agir. “Quem anunciou apoio ao prefeito são motivados a estabelecer sua ligação com o eleitorado. Espero que as mudanças sejam em prol, da população.

Eu mantenho o  meu pensamento de estar no bloco de oposição, sem agressões ao prefeito mas com possibilidade de opinar com independência. Quem estiver ao lado dele tem que ter suas demandas em prol, da população atendidas”

Para Ítalo Otávio isso enfraquece o grupo ligado ao presidente da Casa Genilson Costa.

“Isso enfraquece o grupo Genilson Costa que precisa de apoio na derrubada de vetos, precisava mostrar força para aprovação de emendas na LOA mas isso tudo é construível e não queremos acreditar que por esses vereadores estarem do prefeito Arthur que vão deixar de beneficiar a população”

O presidente da Câmara Genilson Costa também foi procurado pela Folha e explicou que na próxima quarta-feira, durante a sessão é que os vereadores serão ouvidos sobre a mudança.

“Não saio da base governista de Denarium mas vamos ouvir a todos”
 
Opiniões contrárias

O vereador Sandro Baré (Republicanos), afirmou que continua sendo oposição ao grupo governista municipal

“Sou oposição ao prefeito Arthur, por entender que preciso trabalhar de forma independente, com responsabilidade. Podendo apontar onde precisa melhorar, fiscalizar, cobrar com firmeza um atendimento humanizado no hospital das Crianças” explicou

O vereador Guarda Jullyerre explicou que não fará parte nem da base aliada e nem da oposição.

“Continuarei seguindo de forma independente na Câmara. Nem de um lado e nem do outro. Sempre as minhas manifestações são de acordo com nossas convicções e não por pressão da base ou oposição”.

BASE ALIADA

NÃO ALIADOS

Manoel Neves (Republicanos)

Ítalo Otávio (Republicanos)

Júlio Cézar (DC)

Sandro Baré (Republicanos)

Bruno Perez

Gabriel Mota (Republicanos)

DR Ilderson ( PTB)

Genilson Costa (Solidariedade)

Fogaça (PTC)

Kleber Siqueira (Solidariedade)

Ruan Kenobby (PV)

Aline Rezende (PRTB)

Tuti Lopes (PL)

Melquisedek (PSL)

Vavá do Thianguá (PSD)

Albuquerque (Rede)

Nilson Bispo (PSC)

Juliana Garcia (PSD)

Zélio Mota

Guarda Jullyerre Pablo (PSL)

Adnan Lima (PMB)

 

Gildean Gari (PP)

Leonel Oliveira (Solidariedade)