Parceria Inope Folha acerta pesquisa eleitoral em Roraima

Estando juntos na divulgação dos resultados há mais de 14 anos, A Folha sempre divulga as pesquisa do Instituto que está entre os mais confiáveis do país

Campeão em resultados, o Inope se solidifica como o instituto de pesquisa de maior credibilidade em Roraima e mais uma vez acertou as pesquisas feitas para a eleição ao governo e senado de Roraima. 

Na sexta-feira, dois dias antes da eleição, o Instituto divulgou pesquisa sobre a intenção de votos dos roraimenses, após ouvir 3 mil pessoas entre os dias 29 e 30 de setembro nos 15 municípios de Roraima. A margem de erro era 1,79 percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%, mas o instituto acertou em quase 100% os percentuais dos eleitos.

Em análise por votos válidos, Antônio Denarium seria reeleito no primeiro turno com 55,4% das intenções de voto e ele foi eleito com 56,47%.

“A gente tem que matar um elefante, um leão, para comprovar que o nosso trabalho é sério e que somos muito rigorosos na nossa metodologia. Não existe manipulação, não tem dinheiro que compre o conhecimento que nós temos. Somos um grupo de profissionais. Acima de tudo, somos éticos. Temos compromisso com o nosso trabalho e respeito com os nossos clientes e a população roraimense”, destaca o cientista político Ednaldo Sousa, diretor do Inope.

Após a vitória de mais do resultado da pesquisa em mais uma eleição, Ednaldo Sousa explicou que o Inope vem melhorando a metodologia e o compromisso que tem.

“Nosso compromisso é com a verdade. Usamos as melhores metodologias, procuramos conhecer o cenário, estudamos para isso. É o nosso trabalho. Eu tenho muito orgulho de fazer parte da história da Folha e o Inope cada vez cresce mais e nós temos um projeto para o próximo ano, para trabalharmos com pesquisa nacional para presidente e vocês estarão conosco” disse, explicando que recebeu até ameaças durante a campanha eleitoral.

Parceria

A Folha de Boa Vista é parceira há 14 anos do Instituto que é roraimense, e realiza pesquisas de mercado quantitativas, qualitativas e eleitorais, estando no “grupo de acesso” da elite dos institutos de pesquisa, ao lado de instituições renomadas como o Datafolha, por exemplo.

A empresa conta com uma grande estrutura que envolve mais de 40 pesquisadores na coleta de dados. Tem um time de especialistas composto por estatísticos, matemáticos e cientistas políticos, além de aparelhos modernos como GPS e drones, que asseguram a fidelidade das informações. 

Eleições 2020

O Inope acertou o resultado das eleições municipais 2020. No primeiro turno, o instituto divulgou pesquisas em parceria com o jornal Folha de Boa Vista, com intenções de votos em 14 dos 15 municípios roraimenses.

Os levantamentos, devidamente registrados no Tribunal Regional Eleitoral, foram realizados em Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã.

Ao abrir as urnas, as projeções se confirmaram. Onde havia empate técnico, mas com candidatos numericamente à frente, esses se sagraram vitoriosos. Nos municípios onde o Inope previu uma disputa mais apertada, como nos casos de Amajari, Caracaraí e Caroebe, em que os candidatos tinham até 2% de diferença na intenção de votos, a votação foi acirrada, no voto a voto, como sugeriram as análises.

Também a corrida eleitoral à Prefeitura de Boa Vista, em que o levantamento apontou um segundo turno, mas com grande vantagem do candidato Arthur Henrique (MDB), mais uma vez  o resultado se confirmou. Com 100% das urnas apuradas, Arthur teve 49,64% dos votos válidos, enquanto Ottaci (SD) teve 10,59%.

No segundo turno, pesquisa de boca de urna do instituto para a Prefeitura de Boa Vista  apontou a vitória de Arthur Henrique com 87,63% dos votos válidos, contra 12,37% de Ottaci Nascimento. A margem de erro do levantamento foi de 3% para mais ou para menos. Com as urnas abertas, Arthur recebeu 85,36% dos votos válidos e Ottaci 14,64%.